“Há Algum Benefício Positivo Na Preguiça E Procrastinação?” (Quora)

Dr. Michael LaitmanMichael Laitman, no Quora: Há Algum Benefício Positivo Na Preguiça E Procrastinação?

Quanto mais evoluímos tecnológica e psicologicamente, mais nos conectamos ao redor do mundo e nos encontramos trabalhando cada vez mais.

As sociedades em todo o mundo hoje são completamente diferentes de como costumavam ser. No passado, passávamos a maior parte do tempo em casa, nas aldeias, participando de diversas atividades. Não trabalhávamos do amanhecer ao anoitecer, ou durante toda a noite, como muitos fazem hoje.

A atmosfera de trabalho incessante de hoje é uma reação em cadeia de desenvolvimentos industriais no século XIX, como a máquina a vapor. Quanto mais invenções fazemos, mais trabalhamos. É como se nos prendêssemos a uma carruagem e depois tivéssemos de nos arrastar.

No entanto, isso está incorreto.

Devemos, de fato, trabalhar menos. Estaríamos muito melhor se nos sentássemos perto de uma lareira, como nos velhos tempos, gastando nosso tempo fazendo as coisas, visitando amigos e parentes e participando mais de eventos sociais. Além disso, a maior parte do trabalho em que investimos tanto tempo e esforço hoje é completamente desnecessário e existe apenas para aumentar os lucros como um fim em si mesmo.

A preguiça é, portanto, muito benéfica.

A preguiça nos dá tempo e espaço para escrutinar nossos próximos movimentos muito escrupulosamente, para verificar se eles são realmente necessários ou não.

A preguiça, portanto, permite que atuemos mais de acordo com nossas necessidades, diminuindo nossas chances de nos encontrarmos andando em círculos por causa de “fazer algo com nossas vidas”, o que no final leva a resultados destrutivos.

Portanto, os sábios Cabalísticos dizem: “Sente-se em vez de ficar de pé e fique de pé em vez de andar” e “Sente-se e não faça nada – melhor”.

Em suma, o benefício da preguiça é que quanto menos nos movemos, menos problemas encontramos.

Eu discuto esse tópico mais adiante no episódio 754 de “Nova Vida”: Preguiça e Esforço. Assista ao vídeo aqui » (em inglês)

Foto de Julia Stepper no Unsplash.