Força Geral, Opinião Geral

263Pergunta: Existem situações em que vale a pena seguir apenas uma pessoa – um líder e não uma equipe?

Resposta: Sim. Se quisermos atingir um objetivo mais elevado, não podemos confiar na opinião da multidão porque, por permanecer uma multidão com muitas opiniões, ela não pode produzir nada de especial ou superior a si mesma. Nós vemos o que sai disso. Tudo isso é inventado apenas para enganar as pessoas.

Se quisermos nos elevar acima de nosso estado, não precisamos de uma multidão. Precisamos treinar pessoas, inclusive essa mesma multidão, para ser um coletivo que pode se elevar acima de si na fé acima do conhecimento, ou seja, para o próximo nível de desenvolvimento, sentindo a criação.

Pergunta: Mas para chegar a este estado, é necessário anular as opiniões pessoais e combinar os esforços para criar um desejo unificado. Por que não podemos simplesmente adicionar nossas opiniões e não anulá-las?

Resposta: Não. Se fizermos isso, não alcançaremos a fé acima do conhecimento. Cada um de nós deve se humilhar em relação ao coletivo, e então todos chegaremos a um estado em que, em nossa união, nos tornamos mais elevados do que cada um de nós individualmente ou juntos como uma soma.

Um princípio completamente diferente funciona aqui. Eu trabalho com meu egoísmo, elevo a sociedade aos meus olhos e a aceito como algo sagrado. Apesar de estar certo como indivíduo, aceito a opinião da sociedade acima da minha, porque é uma sociedade! Eu entendo que há uma força comum, uma opinião comum nela.

Esta não é a opinião da multidão. Ao desejarmos estar conectados, estamos todos dentro uns dos outros, cada um se anulando. Então, criamos um estado em que todos se igualam aos outros. Assim, nós começamos a sentir o próximo nível de nosso desenvolvimento, cada um a partir do ponto de anulação. Isso é chamado de fé acima do conhecimento.

De KabTV, “Habilidades de Comunicação”, 25/09/20