“Eu Vi Um Mundo Oposto”

934Pergunta: Que ações práticas devemos realizar se não podemos anular o ódio quando sentimos repulsa um pelo outro?

Resposta: Se julgarmos de acordo com o que nossos sábios Cabalistas disseram, vemos que existem apenas duas ações que podemos realizar.

Em primeiro lugar, os amigos não devem parar de falar entre si e devem pelo menos permanecer no nível das conexões verbais. Eles devem tentar compreender e apoiar uns aos outros e saber que toda a orientação que recebem vem do Criador. Não devemos descer ao nível em que somos expulsos da ação espiritual e acreditar que tudo o que vemos é realmente verdade e não que é apenas o Criador que organiza as coisas desta forma para fins de correção.

Em segundo lugar, precisamos trabalhar em nós mesmos juntos, enquanto cada um tenta ajudar o amigo, não importa como e por quê. É porque não posso sair deste pântano puxando-me pelos meus próprios cabelos.

Em princípio, é assim que a dezena funciona voltando-se ao Criador. Precisamos fazer a mesma coisa que os Cabalistas fizeram 2.000 anos atrás.

Se começarmos a nos envolver nisso seriamente, logo sentiremos como isso nos afeta positivamente e gradualmente compreenderemos e sentiremos o trabalho da luz superior sobre nós, não em nosso sentimento atual, mas em nosso entendimento atual. Emoções e percepções adicionais aparecerão em nós, tanto integrais quanto globais. As emoções do Criador e da dezena habitarão em nós e começaremos a ver o mundo de forma diferente.

Como dizem: “Eu vi um mundo oposto”, um mundo que opera de acordo com diferentes leis e regras nas quais os opostos se apoiam, um mundo no qual o ódio gera amor que é na verdade apoiado e sustentado pelo ódio.

Baal HaSulam nos diz em seus artigos que na verdade é graças ao fato de que somos todos diferentes, que podemos atingir altos níveis de desenvolvimento, mas, ao mesmo tempo, não devemos matar ou anular nada, porque quanto maior a diversidade de pontos de vista na sociedade, mais ela pode atingir níveis superiores de desenvolvimento.

De KabTV, “Fundamentos de Cabalá”, 06/02/19