“Definindo Metas Em Uma Realidade Em Rápida Mudança” (Medium)

Medium publicou meu novo artigo: “Definindo Metas Em Uma Realidade Em Rápida Mudança

O mundo está mudando em um ritmo cada vez maior. Isto é um fato. Mas a direção em que a humanidade está evoluindo é constante. Muitos dilemas afligem as pessoas hoje. Uma nova mutação do coronavírus chega repentinamente com novas incertezas – Ele estenderá a praga por um período ainda maior? Enquanto isso, continuamos vivendo de um lockdown a outro. Como podemos definir direções e objetivos na vida em uma realidade que muda a cada momento?

O problema é que estragamos os planos uns dos outros ao querer impor nossos caminhos aos outros. O ego que cresce em cada indivíduo faz com que cada um se concentre apenas em si mesmo e explore os outros cada vez mais em seu proveito. Isso cria um mundo artificial onde ninguém aproxima o outro do equilíbrio, mas sim o oposto.

Estresse, muito trabalho, problemas de saúde e preocupações infinitas são alguns dos muitos fatores agravantes que nos desequilibram. Essa é a vida moderna. Por isso, buscamos um caminho que restaure a tranquilidade, um estado em que nos sentimos confortáveis ​​e desfrutamos o fluxo da vida. No entanto, por natureza, cada pessoa é construída de forma diferente, e isso pode ser visto desde cedo. Algumas crianças gostam de ficar sentadas e brincar por longas horas, enquanto outras são forçadas a correr atrás de uma bola de ponta a ponta.

Mesmo na idade adulta há quem goste do desafio de encontrar problemas e improvisar soluções. Sem ação, eles caem no tédio ou mesmo na depressão. Outros devem sentir a cada momento uma renovação em relação ao alcance dos objetivos que se propuseram. Sem mudança, eles se sentem mortos. Finalmente, é claro, também existem muitos que são incapazes de tolerar mudanças. Quaisquer que sejam as características que possua, cada um de nós se esforça para sentir prazer na vida.

O problema é que nós estragamos os planos uns dos outros ao querer impor nossos caminhos aos outros. O ego que cresce em cada indivíduo faz com que cada um se concentre apenas em si mesmo e explore os outros cada vez mais em seu proveito. Isso cria um mundo artificial onde ninguém aproxima o outro do equilíbrio, mas sim o oposto.

A Chave para Lidar Adequadamente com a Mudança

Sentir-se sozinho é a principal fonte de todo o estresse e ansiedade que experimentamos, principalmente quando estamos passando por uma mudança. A solução está em obter suporte do nosso ambiente.

Quando a vida nos convoca para situações confusas e difíceis, conversar com quem já passou por situações semelhantes pode restaurar a calma e o equilíbrio. Isso nos proporciona novas reflexões e perspectivas adicionais que nos ajudam a construir em nós a melhor atitude diante das mudanças pelas quais estamos passando. Um grupo de apoio pode literalmente diluir a tristeza e a dor de cada indivíduo.

Gradualmente, as forças evolutivas também nos transformarão em componentes de um sistema social mais amplo, onde cada um realizará ações integrais em relação aos outros, sem consciência e compreensão. Isso simplesmente equivale a construir conexões complementares entre nós em todos os assuntos e em todos os níveis – desde os relacionamentos dentro da família, através do trabalho e da comunidade, até o nível do Estado.

Consequentemente, a principal capacidade que será exigida no futuro será a habilidade para a organização de um estilo de vida e um mundo integrais. Essa é a direção geral para a qual se encaminha a realidade atual.

No longo prazo, as áreas profissionais, funções e empregos entrarão em colapso ou prosperarão de acordo com os critérios de desenvolvimento integral. Isso significa que tudo o que leva a uma conexão mutuamente benéfica entre os seres humanos terá sucesso, e tudo o que funciona na direção oposta não sobreviverá. Portanto, já hoje, cada um de nós deve levar isso em consideração ao definir nossa direção e objetivos.

Os empresários também terão que se adaptar às novas exigências dos tempos. Os negócios que serão capazes de se direcionar para a conexão entre os seres humanos irão florescer, e aqueles que se concentram apenas em sua ocupação técnica irão desaparecer. Lentamente, veremos como essas empresas não terão clientes.

Ao escolher uma profissão, será importante prestar atenção não só às nossas preferências individuais, mas também às relações que prevalecem na profissão entre as pessoas. A satisfação e a capacidade de sentir que se está realizando da melhor maneira dependerão da ajuda mútua. Para não se sentir perdido e sozinho antes do trabalho, cada um precisará se sentir parte de uma equipe solidária.

Por parte das organizações, será o espírito que prevalece entre os colaboradores que determinará o seu grau de sucesso. Portanto, vale a pena buscar a ajuda de especialistas na criação de relações integrais que saibam organizar adequadamente a força de trabalho, dando a todos a compreensão e o sentimento de que é através da conexão ideal com os outros que será encontrada uma atmosfera especial que pode impulsionar a organização em um caminho para o sucesso compartilhado.

A integração deve atingir um nível onde cada um, junto com os demais, se sentirá como um só corpo, cuja cooperação entre seus órgãos determina seu nível de funcionamento saudável. Em qualquer tarefa que almeje o sucesso, ficará claro para todos que valerá a pena construir e manter um ambiente inclusivo em que cada opinião seja valorizada. Esta é a única maneira de encontrar as melhores soluções possíveis e as decisões mais sábias para um futuro ideal em nosso mundo integral.