Convenções Morais E Leis Da Natureza

125Pergunta: As normas sociais podem ser divididas em vários tipos. Existem padrões éticos, como ceder a vaga para idosos no transporte público. Existem normas legais, como a proibição de fumar em locais públicos. Existem normas religiosas quanto ao cumprimento de alguns tipos de mandamentos. Existem normas políticas relativas ao estabelecimento de certas leis. Existem também padrões estéticos, etc.

Você costuma dizer que o amor pelo amigo é uma lei da natureza. Qual é a diferença entre convenções morais e leis da natureza?

Resposta: Convenções morais são as leis do comportamento humano em um determinado momento. Se, no passado, métodos rudes de comunicação eram considerados adequados, até o ponto de tratar uns aos outros com crueldade, mais tarde essas normas mudaram e tornaram-se mais brandas, e depois ainda mais amigáveis ​​e assim por diante.

À medida que o egoísmo crescia, o homem desenvolvia um código de normas morais para coexistir mais corretamente. Assim, chegamos ao nosso estado atual. Em princípio, este é o mesmo egoísmo que nos governa e dita todas as normas de nossa interconexão.

Pergunta: Então, se as normas continuam mudando ao longo da história, elas não podem ser atribuídas às leis da natureza? Afinal, se é uma lei da natureza, não deve mudar.

Resposta: Com o tempo, nosso egoísmo muda e nós mudamos junto com ele e estabelecemos novas leis de acordo.

Pergunta: Quem determina se o amor ao amigo é uma lei ou não?

Resposta: Não definimos nada. Só podemos descobrir essa lei da natureza e revelar que ela existe. Na medida em que reconhecemos o quão universal ela é, começamos a aplicá-la em nossas vidas.

O amor aos amigos, entretanto, é uma lei. Está acima de nós. Portanto, o nível de nosso desenvolvimento dita o quanto queremos implementá-la.

De KabTV, “Habilidades de Comunicação”, 09/10/20