Chanucá – Os Feriados Mais Infantis

200.01Pergunta: É interessante que Chanucá e Purim são dois grandes feriados não descritos na Torá. Por que são considerados os feriados mais infantis? Em Purim, as crianças se vestem com fantasias de carnaval, em Chanucá cantam canções e comem donuts doces.

Resposta: O fato é que ainda não alcançamos esses estados em nosso mundo e, portanto, tudo está personificado em crianças. Uma criança que olha para o futuro como se nos mostrasse que devemos alcançar aqueles estados que ainda não ocorreram.

Historicamente, esses estados ocorreram, mas não dentro de uma pessoa. Internamente, ainda não nos preparamos para o feriado de Chanucá e depois para o feriado de Purim.

Pergunta: Então, é como um jogo. As crianças estão sempre associadas a jogos. Então aqui temos que jogar este estado?

Resposta: Sim. A correção de pequenos vasos é chamada de Chanucá (Hanu-Ko, parada). Esse é um estado intermediário, metade da correção. E a segunda metade da correção é Purim. Ainda devemos passar por ambos os estados – tanto o povo de Israel quanto toda a humanidade.

Pergunta: Por que é comum comer donuts em Chanucá?

Resposta: O óleo simboliza o desejo de receber, e a massa simboliza o poder da vida. O óleo deve saturar a massa porque a força da vida vem da farinha. Desde então, é costume fritar a massa em óleo.

De KabTV, “Estados Espirituais”, 16/12/19