Chanucá – O Feriado Da Luz

571.03Pergunta: Duzentos anos antes de sua destruição, o Templo foi profanado. Do ponto de vista espiritual, a profanação significa que as pessoas descobriram os gregos, os desejos egoístas, dentro de si mesmas.

Ao mesmo tempo, outros desejos, chamados de Macabeus, apareceram entre as pessoas que se rebelaram contra os “gregos”. Em homenagem à rebelião dos Macabeus, que purgaram o Templo, a celebração de Chanucá começou. O que significa este feriado?

Resposta: Nossa alma consiste em duas partes: vasos de recepção e vasos de doação. À medida que avançamos, em um determinado estágio completamos a correção dos vasos de doação e devemos começar a corrigir os vasos de recepção.

“Chanucá”, da palavra “Hanaya”, significa uma parada, ou seja, uma transição de uma ação para outra. Os desejos de doar são mais fáceis de corrigir. Portanto, Chanucá é o festival da luz.

Pergunta: Acontece que os estados espirituais podem ser vistos de diferentes pontos de vista. Por um lado, esses são eventos históricos. Por outro lado, toda uma nação passou por esses estados. E terceiro, cada pessoa dentro de si deve passar pelos mesmos estados. São todos idênticos?

Resposta: Sim, como se diz: “… o coletivo e o individual são a mesma coisa”.

De KabTV, “Estados Espirituais”, 16/12/20

Comente