“A Carne Cultivada Não Nos Salvará” (Linkedin)

Meu novo artigo no LinkedIn: “A Carne Cultivada Não Nos Salvará

Uma semana atrás, a revista Food & Wine publicou a história de que a carne de frango cultivada em laboratório fará sua estreia em restaurantes. De acordo com a história, “Good Meat Cultured Chicken (Boa Carne Cultivada De Frango) foi aprovada para venda em Cingapura. Agora, está indo para seu primeiro restaurante comercial”.

Eu sou totalmente a favor. Qualquer coisa que ajude as pessoas é boa, e o que é mais útil do que garantir o suprimento de comida e água? Na verdade, nos últimos anos, houve um influxo de invenções que podem ajudar as pessoas a lidar com a deficiência de água e alimentos. Podemos produzir água com a umidade do ar, cultivar vegetais sem solo, dessalinizar a água do mar em água potável e agora podemos até mesmo produzir carne sem animais.

Parece que derrotamos a natureza. Mas, na verdade, não. É nossa própria natureza que está desenvolvendo essas invenções maravilhosas, e é nossa própria natureza que nos impedirá de usá-las para o benefício das pessoas. Enquanto não mudarmos quem somos, a vida na Terra não vai melhorar. Na verdade, elas irão de mal a pior.

Essas invenções nos permitem não nos preocupar com nada e focar nossa atenção na melhoria de nossas sociedades, fortalecendo nossos laços uns com os outros e solidificando nossas comunidades. Mas vamos escolher usá-las dessa forma ou vamos lucrar com elas, assim como estamos fazendo com a vacina contra o coronavírus? Todos nós sabemos a resposta.

A vida na Terra pode ser tão boa quanto deveria ser apenas quando mudamos a forma como nos relacionamos; nada mais precisa mudar. As pessoas só serão felizes quando viverem em solidariedade com as pessoas de sua comunidade, e os países em que vivem estiverem em paz com os demais. Nossa má vontade uns para com os outros é a única causa da miséria, e a única cura para nossos infortúnios é mudar nossas intenções de querer explorar ou destruir uns aos outros para querer ajudar e apoiar uns aos outros. Até que mudemos nossos pensamentos ruins sobre o outro, água e comida (quase) do nada serão apenas mais duas decepções na estrada cheia de dor que a humanidade tem trilhado desde o início dos tempos.