A Aparência Do Professor Interfere Em Percebê-lo?

592.04Comentário: Alguns pesquisadores afirmam que 50% das informações entre as pessoas são transmitidas, não verbalmente, mas por expressões faciais e gestos, 38% por entonação de voz e apenas 7% diretamente por palavras. A partir disso, eles concluem que o mais importante é a sua aparência e não o que você diz.

Minha Resposta: Nós vivemos em um mundo material. As pessoas que eu ensino estão em vários estados materiais e espirituais. Portanto, deve-se levar em consideração sua capacidade de estar próximo da fonte de informação.

Elas podem ser repelidas pelo comportamento do palestrante, sua imagem, sua linguagem, talvez seu cheiro, etc. Ou seja, há todo um processo complexo de comunicação aqui envolvendo palavras, expressões faciais, gestos; a comunicação ocorre por meio do que você quiser.

Esses fatores devem ser levados em consideração e expressos de forma que o aluno ou a pessoa a quem você deseja transmitir a informação possa estar o mais próximo possível de você, sem ter que fazer esforços adicionais para superar todos os tipos de barreiras entre vocês.

Pergunta: Durante o ensino, é importante para você a sua aparência e o que diz? Você é cuidadoso com cada palavra que diz?

Resposta: Em primeiro lugar, estou lidando com alunos que me conhecem há mais de um ano, há mais de dez anos.

Quanto aos cientistas com quem costumo conversar, eles são muito simples na comunicação. Hoje, eles não são mais tão arrogantes e vaidosos como eram há 30 ou 40 anos. Eles agora entendem como a ciência é limitada e como isso depende de nossa compreensão da natureza, porque ela atua dentro de uma estrutura muito estreita que é definida pela psicologia humana.

Portanto, agora é muito mais fácil falar com eles, já que estão prontos para examinar todos os tipos de aspectos de sua ciência da maneira mais simples. Estou muito feliz com isso. Isso aconteceu não há muito tempo, cerca de 10 a 15 anos atrás. Eles têm um sentimento comum de que não existem “vacas sagradas”; é muito fácil comunicar-se com eles livremente, sem quaisquer “luvas”.

Pergunta: Você acha que as expressões faciais, os gestos e a aparência são importantes ao transmitir informações?

Resposta: A cada ano, eles se tornam cada vez menos importantes. Veja como os cientistas mais simples começaram a se vestir.

Pergunta: Por que uma porcentagem tão pequena da comunicação é atribuída a palavras? Você concorda que as palavras são bastante difíceis para uma pessoa compreender?

Resposta: Esta é a maneira como somos feitos. Percebemos a maior quantidade de informações pela visão, um pouco menos pela audição e menos ainda pelo paladar, olfato e sensações táteis.

Pergunta: Quais são os métodos mais eficazes de transferência de informações? Você sabe?

Resposta: De coração a coração, mas esta é uma técnica diferente.

De KabTV, “Habilidades de Gestão”, 24/07/20

Comente