Vela Acesa

260.01Como uma vela queima? Uma vela consiste em óleo embaixo e um pavio colocado nela, que pode ser aceso de cima. Por que a vela acende? O óleo não acende sozinho, mas apenas graças ao pavio, que também não é inflamável? O pavio vem da palavra “defeituoso” porque resiste à luz.

No entanto, se o pavio estiver conectado ao óleo de um lado, você pode acendê-lo do outro lado e a vela se acenderá.

Acontece que é a falha, a resistência ao fogo, que conecta o fogo com o óleo e o transforma em uma vela. A vela consiste em três partes. O óleo em si não pode ser aceso e o pavio em si não é inflamável. Mas quando o pavio absorve óleo, ele se torna inflamável e se transforma em uma fonte de fogo.

Portanto, quanto mais descobrimos questões, intenções e pensamentos contra a espiritualidade em nós mesmos que diminuem o valor de nosso trabalho espiritual, mais espesso e forte nosso pavio se torna por causa deles. Se superarmos essa resistência, o pavio absorve cada vez mais óleo. Então, uma luz vem de cima e acende nossa vela.

No momento em que o pavio está pronto e suficientemente saturado com o óleo que sobe por ele, ele sente que há um fogo acima dele e se acende. O fogo virá imediatamente e acenderá imediatamente o pavio, o problema está apenas no próprio pavio, em nosso desejo de anexar à espiritualidade todos os desejos e pensamentos que protestam contra a espiritualidade, de nos conectarmos acima deles. É assim que a vela, a Menorah, é feita.

Portanto, não podemos viver sem pensamentos estranhos, sem rejeição da espiritualidade, sem ódio uns pelos outros e pelo Criador. Temos que experimentar, sentir e reconhecer tudo isso. Isso porque a conexão entre corporeidade e espiritualidade acontece justamente por causa da rejeição da espiritualidade, que superamos e junto com ela nos conectamos com o Criador.

Essa é a própria corda que podemos segurar e conectar este mundo com o mundo espiritual, o fio entre nós e o Criador.

Não tenha medo de pensamentos estranhos, rejeição e problemas, porque “de centavo em centavo junta-se a uma grande quantidade” e, como resultado, revelamos uma conexão poderosa entre o mundo material e o mundo espiritual. Precisamos desses dois mundos; é assim que tudo foi criado pelo Criador.

Da 1ª parte da Lição Diária de Cabalá 23/11/20, “Trabalho com Fé Acima da Razão”

Comente