“Um Legado Que Continuará Crescendo” (Linkedin)

Meu novo artigo no Linkedin “ Um Legado Que Continuará Crescendo

Durante uma visita à Argentina, anos atrás, para presidir um Congresso de Cabalá para meus alunos sul-americanos, eu testemunhei vividamente em primeira mão o impacto do talentoso jogador de futebol Diego Armando Maradona em seus fãs – um impacto profundo feito não apenas em sua cidade natal, mas em todo o mundo. Com apenas sessenta anos de idade, seu coração soprou o último apito em sua partida definitiva chamada “vida”.

É por isso que esses heróis culturais do mundo que chegaram ao topo de seus campos com muita frequência se tornam viciados em drogas, caem em desgraça e se divorciam e se casam novamente inúmeras vezes. Prazer e dor estão ligados e, sem dor, não sentem o verdadeiro prazer. Dentro dessa dualidade, eles buscam freneticamente e desesperadamente o sentido da vida.

Ele é considerado por muitos o maior jogador de futebol de todos os tempos. Não conheço todas as suas habilidades incríveis em campo, mas sei que ele tinha uma atitude especial em relação à sua profissão, uma enorme paixão e entusiasmo pelo jogo, um grande amor pelo futebol que cativou as massas, além de um inigualável compromisso de trazer alegria aos fãs e se conectar com eles. Nesse sentido, profissionalmente, ele deu um grande exemplo para muitos atletas ao redor do mundo.

Se separarmos o atleta do homem, fora de campo Maradona tinha uma relação especial com a própria vida. Com todo o barulho ao seu redor, ele permaneceu uma pessoa simples e modesta, calorosa e cordial como muitos dos latinos. É fácil julgar os feitos de alguém superficialmente, mas depois de visitar a favela em que ele cresceu, é preciso tirar o chapéu para ele e dizer que, apesar de ter sido criado em um ambiente difícil, ele fez muito mais bem do que mal aos outros.

Portanto, não adianta ficar reclamando sobre a forma como conduziu sua vida privada, seu comportamento ou atributos pessoais, mas sim se concentrar em suas realizações profissionais, em sua excelência única e em sua contribuição positiva para os outros. Seu amor pelo esporte e talento privilegiado o transformaram em uma lenda que viverá na admiração das gerações vindouras.

Pode-se perguntar por que tantas estrelas talentosas e celebridades com sucesso fenomenal se comportam de maneira errática ao longo de suas carreiras, às vezes até mostrando uma tendência à autodestruição. Isso decorre do fato de que elas alcançaram o auge da fama, experimentaram o prestígio mundial, se sentiram como ídolos reverenciados e, uma vez que sentiram a doçura do reconhecimento e riqueza global, perceberam que essas conquistas proporcionaram muito pouca realização. É por isso que esses heróis culturais do mundo que chegaram ao topo de seus campos com muita frequência se tornam viciados em drogas, caem em desgraça e se divorciam e se casam novamente inúmeras vezes. Prazer e dor estão ligados e, sem dor, não sentem o verdadeiro prazer. Dentro dessa dualidade, eles buscam freneticamente e desesperadamente o sentido da vida.

Comente