Sociedade Como Um Indivíduo

259.01Pergunta:  A sabedoria da multidão é um belo termo. Mas na vida real, quando encontramos uma multidão nos estádios, durante protestos ou distúrbios sociais, vemos que ela é guiada pelos impulsos mais baixos.

Existe um método para usar a sabedoria potencial presente na multidão e direcioná-la para uma direção positiva?

Resposta: Eu acho que isso só é possível se fizermos uma imagem de um indivíduo da multidão. Devemos unir pessoas que são opostas e distantes umas das outras em caráter, aspirações, compreensão, etc. para alcançar um objetivo comum pelo qual elas podem se anular e usar seu egoísmo em benefício da unificação. Quando sua conexão atingir tal unidade, elas terão sucesso.

Normalmente nos deparamos com uma contradição entre o indivíduo e a sociedade: fazer o indivíduo prevalecer sobre a sociedade ou a sociedade suprimir o indivíduo. Mas aqui precisamos fazer da sociedade uma pessoa, de modo que reúna todos os elementos dos indivíduos que a constituem em uma única imagem coletiva.

Pergunta: O que significa fazer da sociedade uma pessoa? Cada pessoa é um indivíduo com objetivos e desejos diferentes.

Resposta: Quando as pessoas se reúnem para atingir um único objetivo, elas tentam usar tudo o que cada uma delas tem para atingir esse objetivo. Então, não há contradições entre elas. Elas se unem por um princípio muito estrito: acima de todas as contradições, mesmo acima do ódio, o amor prevalecerá.

De KabTV, “Habilidades de Comunicação”, 25/09/20