Respeito E Autocontrole

546.02Pergunta: É possível ensinar uma pessoa a respeitar alguém?

Resposta: Aprendemos apenas com exemplos. Portanto, quando damos um bom exemplo a alguém, ele cresce e se torna uma boa pessoa. O respeito é um sentimento positivo. Mas às vezes pode limitar uma pessoa e fazer com que ela regrida. Portanto, é necessário desenvolver o autocontrole.

Esperar o respeito puramente egoísta dos outros pode fazer com que a pessoa se feche sobre si mesma. Afinal, se todos começarem a honrá-la, ela para de crescer e só exige mais respeito, não importa a situação, desde que ele seja dado a ela. Mas se o respeito for direcionado para fora, ele facilita nosso progresso.

Observação: Você mencionou várias vezes que os sinais de respeito da sociedade são muito prejudiciais para alguém que deseja alcançar a autorrealização ou o desenvolvimento espiritual.

Meu Comentário: É simplesmente desastroso! Às vezes, claro, é bom ouvir um feedback positivo sobre você, mas, em geral, basta que o ambiente aponte apenas a direção correta para o seu avanço.

Feedback e elogios positivos deixam a pessoa contente, limita seu desenvolvimento e atenua todo tipo de sentimento de autoinadequação.

Não se trata de colocar pressão sobre uma pessoa para que ela não consiga levantar a cabeça. Mas deve haver uma linha muito séria de autocontrole que continua revelando deficiências adicionais em uma pessoa que precisam ser preenchidas com conhecimento e realizações.

Muito foi escrito sobre isso em nossas fontes. Por exemplo, dizem que se um professor recebe muita atenção e respeito de seus alunos, ele pode parar de se desenvolver espiritualmente. Isso deve ser evitado.

De KabTV, “Habilidades de Comunicação”, 07/08/20

Comente