“Qual É A Sua Opinião Sobre As Eleições De 2020 Nos EUA?” (Quora)

Dr. Michael LaitmanMichael Laitman, no Quora: Qual É A Sua Opinião Sobre As Eleições De 2020 Nos EUA?

Hoje, nós testemunhamos o aumento da divisão e polarização social em todo o mundo, em todas as nações desenvolvidas do chamado mundo livre, e quanto mais desenvolvida for a nação, maior será a polarização.

Por que estamos nos tornando cada vez mais polarizados quanto mais nos desenvolvemos?

Porque por trás de nossa evolução estão crescendo os desejos humanos. O desenvolvimento humano começou com a satisfação de nossos desejos individuais básicos em comida, sexo, família e abrigo e, com o tempo, novos desejos surgiram em nós – desejos sociais por dinheiro, honra, controle e conhecimento – e vivemos e trabalhamos para satisfazê-los.

Nossa era atual é caracterizada pelo surgimento de um novo desejo que ainda temos que compreender completamente, um desejo que exige nossa crescente interdependência e interconexão, e requer que percebamos nossa crescente conexão harmoniosamente. No entanto, neste processo de transição, sentimos uma conexão cada vez maior e nossos desejos constantemente inflados como fardos que nos colocam cada vez mais uns contra os outros.

Nunca experimentamos uma oposição tão forte em opiniões e relações, em que uma opinião está convencida de que as coisas devem ir para um lado e a outra opinião está convencida de que as coisas devem ir para o outro.

Quanto mais desenvolvemos nosso intelecto e ganhamos experiência em nosso tempo neste planeta, então você pensaria que agora deveríamos saber como fazer a ponte entre nossas divisões. Em vez disso, porém, vemos que quanto mais sofisticados nos tornamos, mais divididos também nos tornamos.

Como, então, será possível se dar bem?

A sociedade intensamente polarizada de hoje não será capaz de estar conectada no mesmo nível de compreensão e emoção que atualmente reside nas pessoas. Pelo contrário, quanto mais nos desenvolvemos, mais divisão, ódio, rejeição e falta de prontidão para alcançar qualquer tipo de entendimento comum surgirão.

A natureza desperta esta divisão entre nós precisamente para chegarmos a um estado de desamparo, onde todos levantamos as mãos com um desejo sincero de ajuda, porque do contrário veremos que estamos todos condenados.

No entanto, a natureza não tem intenção de nos dividir. Em vez disso, ela nos encoraja a alcançar o equilíbrio e uma conexão perfeita uns com os outros. Além disso, isso é feito de uma forma em que poderíamos realizar essa conexão por conta própria, como adultos, e não que inconscientemente e involuntariamente “clicaríamos” no lugar sem qualquer consciência em nosso nome.

O que está acontecendo agora com as eleições dos Estados Unidos é um exemplo claro de como a natureza está nos encorajando a despertar para o desamparo de nossa situação atual, bem como para a necessidade de ajuda de uma força superior – que ela se revele e organize nossas conexões positivamente – caso contrário, permaneceremos presos.

Na América, vemos um exemplo de como uma quantidade aproximadamente igual de pessoas está dividida entre dois lados opostos. Como pode uma liderança de sucesso emergir em tal situação, onde duas metades da população são, respectivamente, a favor e contra um líder eleito? Simplificando, não pode haver liderança de sucesso em tal situação, e todos se sentirão cada vez mais insatisfeitos com qualquer líder que surgir.

Esta divisão está acontecendo porque uma força superior de conexão precisa ser revelada por toda a humanidade. Essa força – chame-a de natureza, leis da natureza, Deus ou o Criador – detém a chave para organizar nossas conexões harmoniosamente, e qualquer progresso positivo deste ponto em diante requer que essa força surja entre nós. O aspecto positivo de nossa polarização atual é que fica claro que não podemos resolver nossa divisão por conta própria e que, se não percebermos a necessidade de atrair uma força superior para nos organizar, acabaremos lutando uns contra os outros sem concessões, e poderemos nos encontrar em estados de grande conflito e sofrimento, que já começaram a se revelar.

Imagem: Tony Hisgett de Birmingham, Reino Unido, CC BY 2.0, via Wikimedia Commons