Povos Tão Distantes Quanto O Leste Do Oeste

551Pergunta: Os ocidentais estão sujeitos a muita pressão psicológica e estresse. Eles não conseguem se concentrar em nada por muito tempo, ao contrário dos orientais.

Recentemente, práticas especiais de meditação foram desenvolvidas para ocidentais, as quais envolvem um grande número de ações. Uma pessoa não apenas senta e se concentra em uma coisa, como nos ensinamentos indianos, mas, ao contrário, realiza muitas ações para se acalmar.

Você acha que os ocidentais deveriam praticar meditação?

Resposta: Não acho que isso vá ajudar muito, porque ocidentais e orientais têm modelos psicológicos completamente diferentes, personalidades com objetivos diferentes. O que é criado na sociedade ocidental só pode ser aplicado lá. Nem os nativos americanos, nem os índios da Ásia, nem os africanos podem ter isso.

É possível que algo ocidental possa ser, de alguma forma, aplicado na Rússia, mas também aqui vemos que isso dura apenas em um grupo especial da população que é semelhante em seu nível de inteligência e mentalidade ao Ocidente.

Em princípio, cada continente tem seu próprio pré-requisito interno, cujo método de atitude para com o mundo, para o desenvolvimento de si mesmo e da sociedade é escolhido pela população. Europeus são europeus, norte-americanos são norte-americanos, embora, em princípio, sejam os mesmos europeus que conseguiram suprimir a cultura dos nativos americanos.

A América do Sul é a América do Sul porque a psicologia dos povos indígenas ali domina. Quando você vem para um dos países da América do Sul, compreende imediatamente que este é um mundo especial. Acontece o mesmo na Ásia e na África.

Você não pode transformar um tipo de pessoa em outro. A única coisa que podemos fazer é deixar cada um com sua percepção de mundo e levá-lo a entender a necessidade de uma integração adequada entre todos. Ao mesmo tempo, todos permanecem em sua própria cultura, como já foi dito na União Soviética: “nacional na forma, mas socialista no conteúdo”.

É o mesmo aqui. O conteúdo deve ser Cabalístico. Essa é uma aspiração a um mundo comum, à conexão, bondade e amor, mas na forma em que a pessoa entende a linguagem da natureza e pode entender os outros corretamente.

De KabTV, “Expresso de Cabalá” , 27/09/20