“Por Que As Pessoas Perdem A Motivação?” (Quora)

Dr. Michael LaitmanMichael Laitman, no Quora: Por Que As Pessoas Perdem A Motivação?

Nós somos movidos por nossos desejos e, em nossa época, nossos desejos estão encerrando seu desenvolvimento linear individualista e entrando em uma nova fase de desenvolvimento coletivo e integral.

Em outras palavras, nossos desejos aumentaram ao longo das gerações, de desejos individuais por comida, sexo, família e abrigo, por meio de desejos sociais por dinheiro, honra, controle e conhecimento, e em nossa era, um novo desejo apareceu que não pode ser satisfeito diretamente como nossos desejos passados.

O novo desejo só pode ser satisfeito por meio de uma conexão harmoniosa com outras pessoas. É um tipo de desenvolvimento fundamentalmente novo e diferente de como temos desenvolvido por milhares de anos, e ainda temos que compreender como navegar em nossas vidas após o surgimento desse novo desejo.

Fenômenos como tecnologias e economias globalmente interconectadas que surgiram em nossa era são uma expressão superficial desse novo desejo. Em outras palavras, nós criamos sistemas que nos conectam cada vez mais, mas ainda não conectamos positivamente nossas atitudes umas às outras. Conectar-se superficialmente por meios tecnológicos e econômicos não nos satisfaz, em última análise, porque precisamos nos conectar positivamente em um nível mental e emocional. Fazer isso revelaria um novo tipo de satisfação em nossas vidas.

Quanto mais nos conectamos externamente enquanto permanecemos desligados internamente, e quanto mais continuamos tentando nos satisfazer de acordo com nossos métodos anteriores, mais difícil achamos ficar motivados correndo atrás dos prazeres oferecidos em nosso bufê corporal: comida, sexo, família, dinheiro, honra, controle e conhecimento. Da mesma forma, no entanto, ainda não chegamos a um acordo com o novo desejo que surge em nós, o que ele deseja em última instância e como satisfazê-lo.

A fim de renovar nossa motivação e entusiasmo pela vida em um nível totalmente novo, precisamos de um novo método, uma nova educação e influências que nos orientem a nos familiarizar com esse desejo recém-emergente, como vivemos em uma era de transição significativa de um paradigma individualístico-linear para um analógico-integral, e como podemos perceber nossa recém-descoberta interdependência e interconexão harmoniosamente.

Muitas pessoas perdem a motivação hoje porque não sentem mais que podem se realizar por meios individualistas de interesse próprio. Precisamos, portanto, mudar a maneira como nos realizamos: que construamos uma intenção sincera de realizar os outros, e quando almejarmos realizar uns aos outros, não descobriremos nada menos que uma vida perfeita.

Além disso, as leis da natureza, que são leis de interdependência e interconexão, estão por trás desse desenvolvimento. Elas guiam nosso caminho para uma conexão cada vez maior. Portanto, quanto mais tomamos medidas ativas para realizar nossa crescente conexão positivamente, mais nos alinhamos com as leis da natureza e, consequentemente, despertamos as forças positivas que residem na natureza para entrar em nossas conexões recém-estabelecidas. Quando isso acontecer, teremos um gostinho da vida sem limites, fora de tudo que conhecemos e sentimos atualmente, e sentiremos toda uma nova onda de motivação proveniente de uma atmosfera que nos encoraja a sair de nosso ego egoísta e a nos conectar harmoniosamente com os outros.

Imagem: Global Interconnectedness por Wannapik Studio.