“Por Que A Unidade É Importante Para Nós?” (Quora)

Dr. Michael LaitmanMichael Laitman, no Quora: Por Que A Unidade É Importante Para Nós?

A unidade é importante porque a natureza quer que nos unamos.

Ao nos unirmos, entramos em equilíbrio com a natureza e despertamos uma força positiva que habita na natureza para emergir entre nós. Então, sentimos fenômenos positivos preencherem nossas vidas: felicidade, confiança, paz e harmonia.

Pelo contrário, por não fazer nenhum movimento em direção à unidade, nossos egos crescem inabaláveis ​​e deixamos a divisão e o ódio nos separarem cada vez mais. Dessa forma, vivenciamos fenômenos cada vez mais negativos em nossas vidas, ou seja, sofrimento em escalas pessoal, social, ecológica e global.

Além disso, é importante que nossa unidade esteja acima de todas as divisões, e não apenas a unidade de um grupo contra outro. Este último é simplesmente um ego inflado pelo grupo que serve para aumentar a divisão e o ódio na sociedade e que também não leva a nenhum resultado positivo.

Portanto, a importância da unidade é a importância de nossa própria sobrevivência, e se vivemos nossas vidas de maneira harmoniosa ou dolorosa.

Estabelecer a importância da unidade na sociedade requer educação regular e exemplos de unidade acima da divisão. Portanto, precisa haver uma mudança nos tipos de mensagens e exemplos que recebemos por meio da mídia de massa: televisão, rádio e Internet. Se recebermos contribuições de todas essas fontes de informação que exemplificam a importância e os benefícios da unidade, colaboração e cooperação – pessoas trabalhando juntas para se unir acima de seus impulsos divisores – então todos nós começaremos a sentir que a unidade é importante, e nossas atitudes mútuas serão calibradas nessa direção. Atualmente, no entanto, essas fontes de informação são abundantes em mensagens divisivas e, portanto, vemos uma miríade de resultados negativos na sociedade.

O processo de priorização da unidade na sociedade ainda não começou. No entanto, aqueles que acordam para a importância da unidade mais cedo do que os outros, farão bem em se empenhar em enviar um alerta vermelho à sociedade. Semelhante a como as campanhas antitabagismo aumentaram a conscientização pública sobre os efeitos negativos do fumo na saúde das pessoas, da mesma forma, as campanhas de “unidade acima da divisão” teriam como objetivo aumentar a consciência pública sobre a importância da unidade e os inúmeros efeitos prejudiciais de permanecer dividido.

A chave para a transformação da divisão em unidade é iniciar um processo de aprendizagem que enriquece a unidade. As pessoas precisarão alcançar a compreensão de que a natureza deseja que nos unamos. Não exigimos o impossível das pessoas, nem obrigamos ninguém a fazer nada que não queira. Simplesmente organizamos nossas influências socioculturais para trazer a necessidade de unidade para o centro do discurso público e, então, pensaremos mais e mais sobre isso e começaremos a querer que isso aconteça.

No final, a unidade acima da divisão se tornaria tão comum quanto zonas livres de fumo em vários locais públicos: as pessoas simplesmente sentiriam que essa calibração de agir positivamente pelos outros acima de seus impulsos divisores é a coisa correta e socialmente aceitável a fazer. Além disso, é importante enfatizar que na base dessa mudança está a natureza: que entendamos como a natureza está nos guiando para nos unirmos, e ao fazer isso, não desejamos simplesmente uma vida um pouco melhor por meio de nossa unidade, mas literalmente salvar e atualizar as vidas de todos no planeta ao fazer isso.

Foto de Gary Butterfield no Unsplash.