Onde Está A Verdade?

229O comportamento humano em nosso mundo não pode ser explicado por leis bem definidas, ao contrário dos animais, onde tudo é claro e obedece a instintos rígidos.

Uma pessoa não tem uma divisão clara entre o bem e o mal; sempre há algo no meio, o que deixa alguma incerteza. Portanto, nunca podemos ter certeza de que nossa decisão está correta; estamos sempre em dúvida, questionamentos e ambiguidades.

Se o resultado fosse evidente na hora, você daria uma mordida na comida envenenada e se engasgaria, faria uma boa ação e imediatamente se tornaria famoso. Mas não podemos distinguir o bem do mal antecipadamente e, portanto, não sabemos o que fazer.

Uma pessoa não age como uma planta ou um animal que sabe do que se aproximar e do que fugir. Animais não precisam de laboratórios para verificar a qualidade da comida, basta cheirá-la ou lambê-la para entender tudo.

As plantas sabem o que é prejudicial para elas e o que é útil, quando se abrir e quando se fechar. A pessoa, entretanto, nada sabe, ela nasce indefesa e vive sem saber ou compreender nada. Por isso, ela precisa do apoio do ambiente e, mesmo adulto, está sempre atormentado por dúvidas.

Um animal nunca comete erros se for saudável. Uma pessoa comete erros o tempo todo e, mesmo que aprenda com eles, comete erros novamente na próxima etapa. Ela constantemente cai e sobe e faz correções dessa maneira. Como podem bilhões de pessoas, cada uma das quais comete erros de vez em quando, conectar-se entre si em um sistema perfeito? É óbvio que isso não está ao nosso alcance.

É impossível governar o mundo pela verdade porque não a temos. Cada um tem sua própria verdade e ela contradiz todas as outras verdades. No entanto, a natureza está nos pressionando, forçando-nos a nos unirmos e nos completarmos, e até mesmo nos amarmos para que cada um sirva ao outro.

Como podemos construir esse sistema? Ele não aparecerá por si só da natureza; pelo contrário, ficaremos cada vez mais separados e perceberemos os outros como inimigos. Quando começamos a trabalhar em nossa correção, percebemos o quão grande é essa tarefa.

A verdade é um instinto. A natureza inanimada, as plantas e os animais existem de acordo com seus instintos e, portanto, eles não cometem erros. A pessoa não tem um instinto, ou seja, um desejo interno claro que direciona suas ações. É por isso que ela está sempre fazendo perguntas.

Para os animais, o instinto substitui a verdade orientando-os corretamente. Mas um ser humano não tem instinto e, portanto, age por sua própria conta e risco ou confia no que os outros dizem e, portanto, comete erros constantemente.

O país está se dividindo em dois, discutindo quem é o mais adequado para ser presidente e receber as rédeas do país. Mas, no futuro, o povo governará o país porque sentirá que apenas a força superior pode governar, a qual ele atrairá para a população. Em outras palavras, o Criador governará, mas apenas se as pessoas O convidarem para reinar.

Da 3ª parte da Lição Diária de Cabalá 08/11/20, Escritos do Baal HaSulam “Paz no Mundo”