“O Que É Liberdade De Expressão E Quais São Os Limites Da Liberdade De Expressão?” (Quora)

Dr. Michael LaitmanMichael Laitman, no Quora: O Que É Liberdade De Expressão E Quais São Os Limites Da Liberdade De Expressão?

A liberdade de fala e a liberdade de expressão exigem definitivamente limites. O primeiro limite é que não devemos machucar ou ofender ninguém.

Não causar dano a outros deve funcionar como uma “constituição” embutida que, em primeiro lugar, determina os limites de nossa liberdade de expressão. É semelhante a como consideramos uma ofensa criminal invadir a casa de outra pessoa e causar danos à sua propriedade.

Suponha que eu tenha um vizinho cujo pai faleceu e eu comece a zombar do pai dele. Seria vergonhoso e desrespeitoso com meu vizinho, e eu despertaria o ódio fazendo isso. Como eu poderia me permitir fazer isso? É completamente irracional.

Se quisermos ferir e ofender os outros, são precisamente esses desejos que requerem correção. Sua correção inicialmente precisa de uma restrição de sua manifestação externa. Depois, precisamos chegar a um estado em que não temos nada contra ninguém no mundo além de nós mesmos, e podemos então ser verdadeiramente considerados livres. Em suma, podemos ser livres em todos os aspectos da vida, com a condição de que cada um de nós evite ferir o outro.

Em tal estado, podemos ter críticas, divergências e argumentos, mas precisaríamos aprender a não despertar ódio uns nos outros ao fazer isso. Portanto, precisaríamos nos envolver regularmente em um aprendizado que enriquece a conexão, para elevar nossa sensibilidade, empatia e inteligência interior de modo que nosso objetivo comum de viver em harmonia, paz e felicidade uns com os outros envolva todos os nossos pensamentos e aspirações.

Em suma, não podemos nos permitir machucar uns aos outros. Pelo contrário, temos que nos respeitar. Cada um de nós sente ideias, pessoas e objetos diferentes em diferentes níveis de importância de acordo com onde, para quem e como nascemos e crescemos. Uma pessoa considera algo muito importante e outra considera outra coisa muito importante. Porém, acima do que cada um de nós considera importante, devemos tentar ver o que todos nós temos em comum.