O Caminho Para A Verdade

563Verdade, justiça e misericórdia – todos escolhem qual princípio para agir de acordo com este mundo. É claro que não podemos ser guiados pela verdade porque não a conhecemos; portanto, escolhemos outra coisa. É por isso que criamos diferentes sistemas para ajudar os mais fracos: pagar benefícios, ajudar mães solteiras e famílias jovens, etc.

É como se quiséssemos compensar o que o Criador fez incorreta e injustamente. O Criador supostamente planejou a injustiça no mundo e vemos que o mundo está inicialmente corrompido, mas não entendemos o que está envolvido com a correção. Tentamos fazer uma correção fora da pessoa em vez de corrigi-la por dentro. Esse é todo o problema.

Se quisermos ser guiados pela verdade, devemos corrigir a todos. Em vez disso, corrigimos as conexões externas entre nós e, portanto, não vemos o sucesso.

É muito difícil estabelecer a verdade porque não conhecemos as reservas internas de uma pessoa, mas apenas vemos seus esforços externos. Porém, um é mais forte e enérgico por natureza e o outro é preguiçoso e fraco, sendo impossível avaliar o esforço que esse trabalho realmente exige de todos.

Devemos levar em conta as forças internas de uma pessoa para exigir de todos um esforço igual no trabalho. O forte pode fazer o dobro do trabalho que o fraco, mas seremos considerados iguais.

Está escrito que “a verdade brotará da terra”, ou seja, do desejo. Se usarmos nosso desejo corretamente, encontraremos o critério da verdade e seremos capazes de usá-lo corretamente.

Deve ficar claro para todos quanto cada pessoa recebeu da natureza, do Criador, e quanto cada uma suplementou, e então todos serão avaliados igualmente.

Só podemos atingir o critério da verdade se todos nos sentirmos internamente. Precisamos chegar a tal conexão entre nós e o Criador e revelar tal força de conexão que todos estão prontos para doar uns aos outros com todo o seu coração e alma. Então chegaremos ao grau da verdade. Não contaremos mais quem fez mais e quem fez menos – todos darão cem por cento e a verdade reinará.

Isso não significa igualar a todos, significa que nos unimos de uma forma onde tudo começa a funcionar. Existem duas condições: todos dão tudo o que têm e usam todas as suas habilidades por uma conexão comum. Então, nós nos complementamos como formigas em um formigueiro.

A revelação da verdade transforma todo o universo em uma esfera: todos são integrados uns aos outros para que a qualidade do Criador, a força superior de doação, seja revelada dentro deles. E assim alcançamos a perfeição.

Da 3ª parte da Lição Diária de Cabalá 09/11/20, Escritos do Baal HaSulam “Paz no Mundo”