“Haverá Uma Guerra Civil Nos EUA Após As Eleições De Novembro?” (Quora)

Dr. Michael LaitmanMichael Laitman, no Quora: Haverá Uma Guerra Civil Nos EUA Depois Das Eleições De Novembro?

Embora o ódio, a polarização e a agitação se acumulem de um dia para o outro na sociedade americana, e embora possam surgir distúrbios em relação a uma série de questões, duvido que haja guerra civil em resposta às eleições.

A sociedade americana tem um consenso arraigado sobre seus valores democráticos e fez avanços ao proporcionar direitos iguais a sua grande e diversificada população. Esses mesmos valores que a maioria dos americanos defendem são o motivo pelo qual eu acho que eles se manterão unidos após as eleições de novembro.

No entanto, o fato de haver dúvidas sobre se haverá guerra civil na América após as eleições mostra que a divisão na sociedade americana é definitivamente um grande problema que precisa ser tratado. Parece impossível reunir pessoas com pontos de vista opostos, e é verdade: não podemos resolver tal problema no mesmo nível do problema.

A solução para a divisão crescente da sociedade americana não está em aproximar as facções opostas, nem em inclinar as pessoas de um lado para o outro. Em vez disso, é a união acima da divisão. Em outras palavras, toda pessoa tem direito à sua opinião e pode rejeitar ferozmente a opinião dos outros, mas acima dessas opiniões opostas deve começar a emergir um entendimento comum da necessidade de se unir acima das opiniões conflitantes, a sobrevivência e o bem-estar dessa sociedade depende disso.

Embora possa parecer rebuscado que um guarda-chuva de unidade apareça milagrosamente e paire sobre uma sociedade cada vez mais polarizada, há dois fatores que tornam isso possível: um é a crescente consciência de que nada de positivo emerge de uma sociedade cada vez mais dividida; e a outra é a necessidade de uma campanha educacional nacional, que levantará a ideia de como e por que a união acima das divisões é mais importante – para a sobrevivência, saúde, felicidade e bem-estar das pessoas – do que se entregar a impulsos divisionistas. Além disso, como os Estados Unidos estão no palco do mundo, quando centenas de milhões de cidadãos começarem a se conectar acima de suas diferenças crescentes, eles influenciarão positivamente as pessoas em todo o mundo com uma tendência unificadora semelhante.

Portanto, após as eleições, eu aconselharia o presidente ou presidente eleito a reunir os líderes da América de todas as vocações para primeiro chegar a uma decisão unificada sobre como tornar a América livre do coronavírus. Posteriormente, eu aconselharia os líderes a escolher algumas cidades em diferentes partes do país como casos de teste para implementar programas que visam unificar as pessoas acima da divisão. Como casos de teste, seu progresso precisaria de monitoramento e exame regulares para ver o que é necessário, em todos os tipos de situações que poderiam vir à tona, a fim de criar, sustentar e desenvolver uma atmosfera unificadora positiva. Não há absolutamente nenhum mal em implementar tal experimento. Em vez disso, tem potencial para criar um novo modelo para melhorias de longo alcance na saúde e felicidade social.

À medida que o aprofundamento da polarização dá origem a mais e mais explosões e ansiedade na América, precisamente essa paisagem desolada pode atuar como o pano de fundo necessário para realizar uma nova mudança positiva. Na verdade, eu vejo muito potencial na sociedade americana, com seu espírito pioneiro e inovador, seus valores de igualdade e liberdade de expressão e sua vasta influência em todo o mundo, para enfrentar o desafio de sua divisão social e perceber que na unidade tudo vai se tornar muito melhor.

Imagem: Terra do Espaço – EUA à Venezuela visto da ISS (Great views of Florida and Cuba). Vídeos do Espaço.