Garantia Mútua É O Que O Amor Realmente É

632.3Pergunta: É correto dizer que a garantia mútua é uma forma básica de comunicação?

Resposta: A garantia mútua é a forma definitiva de comunicação adequada quando alcançamos um relacionamento um por todos e todos por um.

Comentário: Mas você disse que a forma final é o amor.

Minha Resposta: É quando você pode chamar isso de amor. Afinal, estar conectado um ao outro de forma a sentir o que falta ao outro e provê-lo é amor.

Comentário: Em um de seus livros você escreveu que a garantia mútua liberta a todos de quaisquer preocupações.

Minha Resposta: A garantia mútua é necessária para cuidar dos outros. Todos precisam ter certeza de que estão sendo cuidados por outras pessoas. Caso contrário, eles terão que deixar de cuidar dos outros e pensar sobre si mesmos.

Portanto, a sociedade deve ser construída de forma que todos pensem uns nos outros. Esta é a forma reversa do puro egoísmo.

Pergunta: Mas ainda assim, uma pessoa deve cuidar de si mesma na medida necessária, certo?

Resposta: Não. Por que deveria? Ela está em uma sociedade que pensa em todos e em cada um. E ela também cuida de cada um, e de forma alguma de si mesma.

Ela faz o que é chamado de restrição (Tzimtzum) sobre si mesma: deixe os outros pensarem em mim e eu pensarei nos outros. Nesse estado, estamos completamente conectados uns aos outros, incluídos um no outro e alcançamos um estado totalmente integral.

Pergunta: Você quer dizer que, exatamente como alguns milhões de anos atrás, a natureza combinou as células em um organismo complexo, então isso nos forçará a esse estado ideal? É difícil imaginar do que você está falando agora. Não é nem uma utopia.

Resposta: Este é o estado completamente real e correto dos organismos vivos individuais.

De KabTV, “Habilidades de Comunicação”, 15/11/20

Comente