“Como Posso Não Ter Medo Do Coronavírus?” (Quora)

Dr. Michael LaitmanMichael Laitman, no Quora:Como Eu Posso Não Ter Medo Do Coronavirus?

Eu acho que o coronavírus continuará se espalhando e que nos levará a uma situação em que estaremos ao mesmo tempo com medo dele e acostumados ao seu lugar em nossa vida diária. Além disso, nosso medo do vírus não terá nenhum efeito impeditivo em nosso funcionamento do dia-a-dia.

Podemos adicionar o coronavírus a uma longa lista de riscos com os quais aprendemos a conviver. Ainda assim, seria sensato aprender a observar algumas regras que o coronavírus envia para nós. Além disso, podemos esperar que surjam outras crises e, a cada conjuntura, teremos que nos ajustar.

No futuro, também olharemos para trás, para a pandemia de coronavírus de uma forma positiva, na medida em que ela serviu para alinhar as relações da humanidade mais de perto com a interdependência e interconexão da natureza.

Em primeiro lugar, ela nos obrigou a considerar como estávamos vivendo nossas vidas e a pensar como poderíamos renovar e melhorar as nossas relações.

Em segundo lugar, ela diminuiu a velocidade do trem consumista em que estávamos viajando, dando-nos espaço para diferenciar entre o essencial da nossa vida e o que poderíamos viver sem.

Em terceiro lugar, ela nos mostrou exemplos claros de como a natureza se restaura quando nos acalmamos por alguns momentos.

Ainda estamos no meio de uma grande lição de interdependência que este vírus nos traz, desde a necessidade de exercer dependência mútua em nossas respectivas localidades – manter a higiene pessoal, usar máscaras e defender as condições de distanciamento social – até testemunhar nossa estreita interdependência global em como o vírus surgiu como um surto em uma parte do mundo e se espalhou rapidamente para se tornar uma pandemia global.

Eu tenho falado e escrito longamente sobre as crises serem oportunidades para buscarmos uma melhor conexão uns com os outros e que servem para nos levar a um estado de equilíbrio com a natureza.

Lutar de frente contra o coronavírus é inútil. Cada vez mais descobriremos como os vírus são impossíveis de combater. Eles estão dentro de nós. Nossos corpos têm bilhões de vírus e, portanto, não há por que lutar contra eles. Seríamos, portanto, muito mais sábios se aprendêssemos como nos alinhar – nossos pensamentos e desejos – para nos conectarmos positivamente com outras pessoas e a natureza. Nossos corpos irão, então, apoiar saudavelmente nossas aspirações de perceber o significado mais completo de viver como seres humanos, ou seja, ajustar nossas atitudes uns com os outros a fim de corresponder às condições interdependentes e interconectadas que a natureza estabelece para nós. Teremos então uma experiência de vida muito mais feliz e saudável.

Foto de Yohann LIBOT no Unsplash