“Charlie Hebdo – Liberdade De Expressão Ou Liberdade Para Espalhar O Ódio?” (Linkedin)

Meu novo artigo no Linkedin: “Charlie Hebdo – Liberdade De Expressão Ou Liberdade De Espalhar O Ódio?

Os países democráticos frequentemente colocam o direito à liberdade de expressão em um pedestal. Mas e se esse direito for usado para espalhar o ódio; ainda é permitido? Muitos países na Europa protegem a liberdade de expressão com defensores dos ideais liberais, e a revista Charlie Hebdo é um deles. No entanto, como a natureza humana está cheia de ódio, quando você permite que as pessoas se expressem sem restrições, elas expressam ódio. Quando liberdade de expressão significa liberdade para discurso de ódio, a liberdade de expressão deve ser restringida. As caricaturas de Maomé do Charlie Hebdo constituem discurso de ódio e, portanto, devem ser banidas. Nada justifica o assassinato, mas, ao mesmo tempo, uma instituição que dissemina sistematicamente o ódio deve ser encerrada; não tem o direito de existir.

Se quisermos viver em uma sociedade democrática sustentável, devemos fazer uma lei onde o discurso de ódio contra qualquer pessoa, uma nação ou uma pessoa, seja estritamente proibido.

Quer percebamos ou não, a humanidade é uma entidade. As várias religiões, sistemas de crenças, raças e culturas são todos órgãos de um único ser, e cada órgão expressa uma faceta diferente dessa entidade. Embora os órgãos desta entidade se detestem, eles ainda estão conectados. Na verdade, todo o propósito do ódio é nos impelir a construir conscientemente o cuidado e o amor uns pelos outros, e chegar a querer ser uma entidade. Portanto, espalhar o ódio entre os órgãos da humanidade é o mesmo que envenenar o corpo. Se um órgão espalha o ódio, isso não justifica que outros órgãos façam o mesmo.

Quando zombamos da crença de outra pessoa, não contribuímos com nada para a humanidade; apenas aumentamos a desunião, o ódio e a violência. E mais do que tudo, expomos nossa própria maquiagem. Embora não seja surpresa descobrir que odiamos uns aos outros, gabar-nos disso não ajuda a consertar. Já que o objetivo do ódio é nos impelir a construir o oposto, intensificar o ódio entre nós é contraproducente para todo o nosso desenvolvimento como seres humanos.

Se quisermos viver em uma sociedade democrática sustentável, devemos fazer uma lei onde o discurso de ódio contra qualquer pessoa, uma nação ou uma pessoa, seja estritamente proibido. Atualmente, mesmo onde existem tais leis, elas não são aplicadas de forma assertiva, e devem ser; elas são essenciais para a estabilidade da sociedade. Se você quiser expressar amor, expresse o quanto quiser. Mas se você quiser expressar ódio, guarde para você, a sociedade já tem muito disso. E pior ainda, você está apenas alimentando o ódio de seus inimigos por você. Nada de bom sairá disso; apenas dor, morte, mais dor e mais morte.

No mundo de hoje, apenas aqueles que se erguem acima de seu ódio e se esforçam para amar vencerão. Estamos em uma era em que todos estão conectados e apenas as conexões positivas duram. As conexões negativas se desintegram e se desfazem. Se você deseja vencer, conquiste o coração das pessoas. Isso é tudo de que precisamos hoje.

Comente