A Vergonha É Um Meio De Derrota Ou Uma Ascensão?

276.06Observação: A vergonha é inerente apenas à raça humana e é subdividida de acordo com os níveis de desejo. Quanto mais desenvolvida uma pessoa, mais frequentemente ela tem um estado de vergonha.

Meu Comentário: A vergonha é um sentimento de imperfeição. Nos animais, a sensação de vergonha está completamente ausente. Mas às vezes, mesmo em pessoas avançadas, esse sentimento pode ser completamente suprimido. E quem está próximo da natureza, mais afinado, pode sentir vergonha.

Pergunta: A vergonha é o sentimento mais odiado por uma pessoa. As pessoas estão mais dispostas a cometer suicídio do que sentir vergonha pública. Qual é a raiz desse fenômeno doloroso para uma pessoa?

Resposta: O fato de afetar o “eu” de uma pessoa, seu egoísmo, que é a nossa essência. Portanto, para uma pessoa que se desenvolve egoisticamente, a vergonha é a maior derrota. Ela não aguenta.

Observação: Dizem que, na ausência de testemunhas, o sentimento de vergonha não surge.

Meu Comentário: Sim. Normalmente, a vergonha só se manifesta em relação a algo ou alguém. Em particular, no que diz respeito às regras específicas que existem na sociedade envolvente. Sempre nos avaliamos em relação ao nosso ambiente.

Pergunta: Você escreve que uma pessoa precisa de vergonha perante o Criador. Ou seja, conseguir isso é um grande meio de correção. Esse sentimento é concedido a almas elevadas. Do que se trata?

Resposta: Se uma pessoa realmente começa a sentir sua conexão com o Criador, ela já se mede em relação a Ele. É aqui que ela sente vergonha como meio de ascensão ao Criador.

De KabTV, “Habilidades de Comunicação”, 07/08/20

Comente