“Usar Ou Não Usar? Essa É A Questão”

Dr. Michael Laitman

Da Minha Página Do Facebook Michael Laitman 31/10/20

Usar máscara ou não usar máscara? Essa é a questão! Enquanto o mundo luta com a segunda (e às vezes a terceira) onda de Covid-19, os países estão debatendo se, onde e em que situações devem tornar obrigatório o uso de máscaras. As autoridades insistem que as máscaras são vitais para prevenir infecções. Isso é verdade, mas não pelos motivos que naturalmente pensamos. As máscaras não nos protegem dos germes de outras pessoas; elas protegem outras pessoas de nossos germes. Por esse motivo, somente se cumprirmos os regulamentos de uso de máscara, seremos curados do vírus. E no processo, seremos curados da falta de responsabilidade mútua em nossa sociedade.

De acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), “As máscaras podem ajudar a evitar que as pessoas com COVID-19 espalhem o vírus para outras pessoas”. Observe a explicação fornecida pelo CDC: “As máscaras são recomendadas como uma barreira simples para ajudar a evitar que as gotículas respiratórias se propaguem no ar e em outras pessoas quando a pessoa que usa a máscara tosse, espirra, fala ou levanta a voz”. Em outras palavras, o CDC está nos dizendo que as máscaras não servem para nos proteger de outras pessoas, mas para proteger os outros de nós. Simplificando, se todos nos comportarmos como se estivéssemos infectados, iremos eliminar a pandemia em questão de semanas. Curiosamente, o uso de máscara é um ato de bondade, mesmo que apenas queiramos ajudar a nós mesmos.

A natureza, em suas formas sutis, nos ensina que dar é bom para quem dá. Ela abre nossas mentes para o fato de que somos dependentes uns dos outros. Ela nos mostra que apenas se pensarmos uns nos outros, também estaremos seguros. Como relutamos em nos tornarmos doadores ou atenciosos e nos concentramos em nos ajudar, as autoridades nos incentivam a usar máscaras para nossa proteção. Elas estão corretas; máscaras nos protegem, mas apenas se outras pessoas as usarem. Quando as usamos, protegemos os outros!

Quanto mais atentos estivermos às dicas da natureza, mais rapidamente aprenderemos a nos conduzir na nova realidade que ela nos impôs. Nesta realidade, somos dependentes uns dos outros e nos apoiamos. Não podemos viver, mesmo fisicamente, uns sem os outros e, portanto, devemos construir nossos sistemas sociais para atender às necessidades de todas as pessoas. Na nova realidade, não haverá exploração, alienação ou opressão porque elas vão paralisar o agressor. Todo mal que as pessoas causam aos outros voltará para assombrá-las como um bumerangue.

Ainda não está claro se é nessa direção que a natureza está nos levando, mas suas pistas sutis estão nos dizendo para onde estamos indo. A natureza nos trata com bondade; ela nos deixa com uma escolha: aprender rapidamente, curar nosso mundo e conduzir a humanidade a uma nova era, ou permanecer obstinado e aprender a maneira difícil e dolorosa que temos de proteger os outros a fim de nos protegermos.

Comente