Sucot – O Começo Da Construção Da Alma

293.1O festival de Sucot simboliza o início da construção do vaso da alma. O Criador criou o desejo de receber, que existia em doação completa. Mas este estado foi mantido pelo poder do Criador, de cima. Este sistema foi chamado de Adam Ha Rishon, uma alma.

Mas então, a fim de dar a Adam a oportunidade de crescer, de se tornar independente e de perceber onde ele está, o Criador quebrou esse vaso, essa alma comum. E isso é chamado de pecado de Adam com a Árvore do Conhecimento, uma vez que o enorme desejo egoísta foi revelado e nós existimos com ele até hoje.

Tudo aconteceu na forma como os quebra-cabeças são feitos. Primeiro, uma imagem é desenhada e depois cortada em vários pedaços para que as crianças possam brincar e montá-la novamente. O Criador deliberadamente nos levou a pecar com a Árvore do Conhecimento para que a serpente, nosso terrível desejo de receber, fosse revelada. E por 6.000 anos agora, devemos corrigir Malchut organizando as qualidades das Sefirot nela: Hesed, Gevura, Tiferet, Netzach, Hod e  Yesod.

Estamos agora entrando na fase final deste período. Nossa Sucá tem uma aparência muito simbólica porque pela primeira vez estamos começando a trabalhar de forma práticacomo a última geração. O processo de correção final está começando.

As peças do quebra-cabeça, que cada um de nós representa, estão começando a se aproximar. Devemos fazer delas uma forma humana para que todos os nossos desejos se unam e se tornem como o Criador. Existe uma pequena peça desse quebra-cabeça em cada um de nós. Precisamos apenas reunir dezenas, depois dezenas às centenas e milhares, como explica a Torá. Então tentaremos construir a partir de nós mesmos a forma do homem, Adam, semelhante (Dome) ao Criador.

Este edifício começa com os materiais mais simples, os desejos mais leves da nossa alma. É assim que uma Sucá é construída a partir do “desperdício” (lixo) que é separado da “comida”. Comida é o que nosso desejo de receber gosta instintivamente. E desperdício é o que rejeitamos naturalmente.

E ao nos conectarmos, queremos descobrir o que é desperdício em relação à nossa conexão, a fim de elevar esse desperdício acima de nossas cabeças e aumentar sua importância acima de todos os nossos pensamentos e desejos que nos afastam uns dos outros e nos impedem de conectar.

Precisamos nos conectar e nos tornar uma só pessoa. Essa é a correção de toda a humanidade, e ela deve começar agora durante a pandemia do coronavírus. Com este e outros eventos que serão revelados de cima, o Criador nos empurra para agirmos, mostra-nos onde podemos começar a montar este quebra-cabeça.

A Cabalá lida com a implementação prática do programa de criação, sua correção. Agora estamos trabalhando nos primeiros estágios dessa correção. Já passamos os estágios de Slichot, Rosh Hashanah e Yom Kippur, e agora estamos entrando no período do feriado de Sucot.

Sucot simboliza as correções que devem ser feitas dentro de nós, em nosso desejo. O Criador não criou nada além de desejo. Nesse desejo, sentimos este mundo como se ele existisse, sentimos a realidade e a nós mesmos. Mas tudo isso só se apresenta dentro do nosso desejo de receber.

Precisamos nos corrigir de uma maneira que nos vejamos como uma só pessoa. Um desejo semelhante ao Criador é chamado de Adam, homem, e nele, revelaremos o Criador vindo para nos abraçar e se fundir. E tudo começa com a Sucá, com o fato de que construímos uma conexão entre nós à luz de Hassadim. Essa ainda não é uma conexão real, mas apenas aproximar-se um do outro.

A pandemia de coronavírus mostra exatamente o quanto não somos capazes de nos aproximar. Se nos aproximamos de nossos desejos egoístas, trazemos doenças e danos uns aos outros. Este é um exemplo vivo de nosso relacionamento ruim.

Portanto, devemos tentar organizar tudo tanto material quanto espiritualmente para que toda a humanidade entenda o que precisamos desenvolver e como corrigir a nós mesmos e ao nosso mundo. Todas as forças, todas as condições que agora estão se desenvolvendo no mundo são projetadas para nos empurrar para subir ao primeiro nível espiritual.

Da 1ª parte da Lição Diária de Cabalá, 02/10/20, “Sucot”