Sucesso = Trabalho + Oração

236.01Devemos tentar construir tantos relacionamentos corretos, qualidades corretas, Hassadim, entre nós no grupo quanto possíveis e não esperar. Normalmente, a Klipa interior convence a pessoa: “Espere e você receberá tudo. O Criador terá pena de você e a ajudará”.

Mas sem o nosso pedido, sem o despertar de baixo, ou seja, sem começar a trabalhar, não teremos ajuda de cima. Você deve saber disso.

As pessoas estão paradas há anos esperando que o Criador lhes dê espiritualidade. Mas você ainda não começou a trabalhar! Você deve começar, e quando você estiver suplicando que tudo está prestes a desabar e um fardo insuportável está prestes a cair sobre suas costas, o Criador irá ajudá-lo. Este momento precisa ser sustentado e realizado. Este é o segredo do trabalho espiritual: nós começamos e o Criador termina; é assim em cada ação.

Eu devo agir como se tudo dependesse de mim. E se, no meio do caminho, de repente eu descubro que não consigo lidar com isso sozinho, então acrescentarei uma oração às ações. Assim, meu trabalho e oração juntos criam as condições para que isso seja realizado. Lembre-se disso, comece a implementá-lo e você verá como isso abrirá o caminho para você. Passo a passo, você certamente avançará.

Uma pessoa espera muitos anos e não quer começar o trabalho sozinha, esperando por um milagre lá de cima. Nosso egoísmo nos convence: “Espere, o Criador terá pena de você, Ele virá, fará tudo e se revelará a você”. Mas isso não vai acontecer! Até que comecemos a trabalhar e vejamos que não somos capazes de enfrentar e pedir ajuda, o Criador não virá e o fará.

É dito: “O Senhor terminará por mim”. Mas é precisamente: “Ele terminará”. É minha responsabilidade começar. Portanto, quem reclama que está estudando há muitos anos e não teve sucesso, simplesmente não trabalhou direito. Ele teve que começar o trabalho, descobrir que nada sai disso, fazer uma oração e exigir que o Criador participe disso. Então você verá que Ele o ajudará.

O Criador quer participar do seu trabalho, mas apenas junto com você, da mesma forma que fazemos com as crianças. Se uma criança começa algo sozinha e um adulto a ajuda, então a criança entende como isso precisa ser feito e aprende. Esta obra é chamada de obra do Criador, não de um homem. Afinal, o Criador faz isso! Mas só quando a pessoa realmente precisa de ajuda.

Da Lição Diária de Cabalá 07/10/20, “Sucot

Comente