“Qual É A Definição De Altruísmo?” (Quora)

Dr. Michael LaitmanMichael Laitman, no Quora: Qual É A Definição De Altruísmo?

Altruísmo é o oposto do egoísmo, e egoísmo é egocentrismo, ou um desejo de desfrutar às custas dos outros.

Altruísmo é, portanto, dar de si aos outros, ao que está fora de nós: a humanidade e a natureza.

O egoísmo é uma direção interna – um desejo de receber – e o altruísmo é uma direção externa – um desejo de doar.

Após a definição de altruísmo, surge a questão: Como os seres humanos podem se tornar genuinamente altruístas?

Tornar-se altruísta requer a participação em um ambiente social de apoio e de aprendizagem, onde podemos aprender como a natureza opera altruisticamente e praticar como pensar e agir de forma semelhante à natureza, junto com os outros.

A implementação genuína de atitudes altruístas em um determinado ambiente desperta forças residentes na natureza que podem incutir em nós uma percepção e sensação altruísta de realidade. Ou seja, influenciando regularmente uns aos outros em uma determinada configuração social com a grandeza e importância do altruísmo – como é uma qualidade baseada na natureza, e como nos tornarmos altruístas pode resolver todos os nossos problemas e nos levar a um lugar muito mais feliz e seguro vidas – podemos então nos inverter de sermos naturalmente egoístas, para adquirir uma segunda natureza altruísta.

Nós então nos tornaríamos seres com pensamentos, desejos, ações, intenções e objetivos voltados para fora – opostos ao nosso atual sistema operacional egoísta voltado para dentro.

Precedendo a participação em um processo de transformação egoísta em altruísta está uma conclusão que cada vez mais a humanidade está alcançando: a compreensão de nossa natureza egoísta levando a nenhum resultado positivo, e a compreensão da necessidade de uma mudança para o altruísmo, as forças altruístas que poderiam nos garantir a segurança de nossa sobrevivência e, mais ainda, revigorar, energizar e melhorar nossas vidas.

Comente