“Quais São Os Principais Valores Judaicos?” (Quora)

Dr. Michael LaitmanMichael Laitman, no Quora: Quais São Os Principais Valores Judaicos?

Os principais valores judaicos são aqueles que originalmente nos uniram como povo judeu. São valores inicialmente estabelecidos por Abraão e seu grupo, que ficou conhecido como “o povo de Israel”, há cerca de 3.800 anos.

Abraão estabeleceu a base para os valores judaicos de unificação e responsabilidade mútua para se espalharem entre seu grupo. Guiado por esses valores, o grupo de Abraão aprendeu a viver harmoniosamente como uma nação unificada.

Hoje, tais valores se tornaram menos relevantes aos olhos de muitos judeus, a um ponto em que somos mais como um agrupamento de grupos separados – esquerda x direita, religioso x secular, Asquenazi x sefardita, para citar alguns – em uma luta constante um contra o outro.

Para retornar às nossas raízes unidas e nos restabelecer como um povo judeu unificado, precisamos elevar nossos valores originais de unificação e responsabilidade mútua ao centro de nosso discurso comum.

Então a pergunta se torna: O que nos faria querer nos reunir como uma única nação mais uma vez? Por que isso é importante?

Semelhante a como o antissemitismo uma vez incitou muitos de nós a estabelecer o que agora conhecemos como o Estado de Israel, hoje, ao testemunharmos um forte aumento do sentimento antissemita, tanto diretamente contra os judeus como indiretamente disfarçado como deslegitimação de Israel, em muitos países – e especialmente nos Estados Unidos – nos vemos cada vez mais encurralados em uma situação em que teremos que elevar a unificação e a responsabilidade mútua à prioridade máxima para o bem de nossa sobrevivência.

Compreender a unificação e a responsabilidade mútua como nossos valores principais – com base nas leis da natureza que uma vez descobrimos sob Abraão – nos prepara para nossos desafios atuais e futuros. Com esse entendimento, podemos fortalecer laços que abrangem pessoas, grupos, facções, idades e gêneros, e almejam unir a todos, sem exceção, acima de todas as nossas diferenças. E quando estivermos unidos acima de nossas diferenças, forneceremos uma força unificadora especial para todas as pessoas se unirem acima de suas diferenças. Este é o significado de sermos chamados de uma “luz para as nações”.

Ao nos engajarmos nesta aventura de construir uma nova sociedade harmoniosa baseada na unificação e responsabilidade mútua, seremos capazes de dar grandes passos em direção à realização de nosso destino que nossos antepassados ​​sonharam: tornar-se judeus no sentido mais amplo do termo (a palavra hebraica para “judeu” [Yehudi] vem da palavra para “unido” [yihudi] [Yaarot Devash, Parte 2, Drush nº 2]). Além disso, ao concretizar essa visão, serviremos de modelo para uma sociedade perfeita de indivíduos felizes e bem-sucedidos que compartilham os valores mais importantes da vida de amor e conexão. Como resultado, o mundo absorverá a atmosfera unificadora que projetamos e o antissemitismo em todas as suas formas diminuirá.

Hoje, os meios estão disponíveis e tornam-se cada vez mais necessários para superar a crescente divisão social e realizar toda uma nova direção positiva e harmoniosa para a sociedade. Em essência, a transformação positiva começa com a elevação dos valores de unificação e responsabilidade mútua ao centro de nosso discurso comum.

Comente