“Quais São Algumas Maneiras De Acabar Com A Violência Doméstica?” (Quora)

Dr. Michael LaitmanMichael Laitman, no Quora: Quais São Algumas Maneiras De Acabar Com A Violência Doméstica?

A única maneira de acabar com a violência doméstica para sempre é implementar uma educação séria que precisamos hoje em dia para nossa própria sobrevivência: um novo tipo de educação onde aprendemos sobre como a nossa natureza humana egoísta age sobre nós a cada momento, como ela está crescendo em nós individualmente e na humanidade como um todo, como ela provoca fenômenos como divisão, ódio e violência, como hoje ela atingiu tais níveis que precisa de novos métodos que nossa educação passada não pode mais cumprir, e como impedir que surja em situações terríveis como a violência doméstica.

Tendências violentas existem em todas as pessoas. Embora a maior parte da violência doméstica seja vista como um homem abusando violentamente das mulheres, hoje também vemos esses fenômenos como mães abusando violentamente de seus filhos e, ao contrário, filhos fazendo isso contra suas mães.

Por que a natureza nos tornou tão selvagens que muitos de nós atacam seus próprios familiares?

É para chegarmos à conclusão de que nossa natureza egoísta é uma inclinação ao mal. Nosso ego, que é o desejo de desfrutar às custas dos outros, odeia, em última instância, qualquer pessoa ou qualquer coisa que não pareça beneficiá-lo.

Além disso, hoje mais do que nunca, a violência doméstica atua como um exemplo proeminente do imenso ódio que está crescendo dentro dos seres humanos, e que é tudo para que possamos alcançar o desejo de deixar de lado esse ódio – o que claramente leva a resultados não positivos – e comecem a amar uns aos outros.

Portanto, quanto mais violência e sofrimento se somam, mais potencial adquirimos para alcançar um grito desesperado por mudança: para transformar nossa natureza de egoísta e odiosa em altruísta e amorosa.

É aí que entra a importância de uma nova forma de educação, que se concentra em nos ensinar como a natureza funciona – incluindo a natureza humana – e como podemos desenvolver atitudes positivas uns com os outros acima do ódio que involuntariamente surge dentro de nós.

Eu estou otimista de que, com essa educação que enriquece a conexão, podemos trazer grandes correções para a humanidade. Eu me apliquei na educação enriquecedora de conexões por dezenas de anos, e embora por natureza eu seja muito egoísta e dominador, aprendendo como a natureza humana funciona e desenhando ao lado dela um ambiente positivo cheio de exemplos positivos de altruísmo, amor e carinho, eu desenvolvo esperança e motivação constantes para me tornar uma pessoa melhor de um dia para o outro.

Esse é o tipo de impulso que precisamos espalhar na sociedade em geral se quisermos ver o fim da violência doméstica, bem como de muitas outras explosões de ódio que ocorrem cada vez mais em nosso mundo hoje.

Foto de Jessica Rockowitz no Unsplash.