O Trabalho É Uma Condição Necessária Para A Existência

266Pergunta: Wikipedia define trabalho: “Trabalho ou mão de obra é uma atividade intencional que as pessoas realizam para sustentar a si mesmas, a outros ou às necessidades e desejos de uma comunidade mais ampla. Alternativamente, o trabalho pode ser visto como a atividade humana que contribui (junto com outros fatores de produção) para os bens e serviços dentro de uma economia”.

Sigmund Freud disse “Amor e trabalho são os pilares de nossa humanidade”. De acordo com Marx, “Trabalho é, em primeiro lugar, um processo no qual o homem e a Natureza participam, e no qual o homem por si mesmo inicia, regula e controla as reações materiais entre ele e a Natureza. Ele se opõe à Natureza como uma de suas próprias forças, colocando em movimento braços e pernas, cabeça e mãos, as forças naturais de seu corpo, para se apropriar das produções da Natureza de uma forma adaptada às suas próprias necessidades ”.

Como você definiria trabalho?

Resposta: Depende de qual era estamos falando. Mas, em geral, o trabalho é uma condição necessária para a existência. A própria natureza confirma isso. Se não precisamos de algo, não somos atraídos a ele. O homem se envolve em algo que o interessa. Portanto, o trabalho é uma necessidade que obriga uma pessoa a produzir os produtos de que necessita. Mas se não houver necessidade deles, ela não perderá tempo com sua produção.

Pergunta: Se considerarmos esta questão do ponto de vista da história, no início o trabalho era necessário simplesmente para sobreviver. Depois as pessoas começaram a explorar o trabalho umas das outras e a ganhar dinheiro. Então a essência do trabalho mudou. As próprias pessoas começaram a pedir para trabalhar.

Hoje vivemos um período em que a pessoa se associa plenamente ao trabalho. Ainda mais, seu status é determinado por onde ela trabalha. Como a essência do trabalho mudará no futuro?

Resposta: Acho que as coisas estão caminhando para o fato de que podemos fornecer tudo o que precisamos com muito pouco esforço e em pouco tempo. Não produziremos além do necessário, porque no final perceberemos que isso está nos matando: pessoalmente, nossa sociedade e o planeta em que vivemos.

Portanto, precisamos limitar a produção de excedentes e produzir apenas o necessário, e que o necessário seja suficiente para nós.

De KabTV, “A Era Pós-Cornavírus”, 04/06/20

Comente