O Feriado De Sucot: Aarão

177.13A Torá realmente não distingue Aarão. Ele acompanha Moisés o tempo todo, como se estivesse se escondendo em sua sombra. Moisés atua como um conector entre o Criador e o povo, e Aarão fica ao lado dele como seu assistente e irmão.

O papel de Aarão não fica muito claro na história. Mas exatamente porque não é compreendido, parece mais oculto. Significa que está mais próximo de uma pessoa, de você e de mim em relação ao nosso trabalho.

Aarão prepara os vasos, a conexão do povo com o Criador. Moisés vem de cima, e Aarão vem de baixo, do povo, de todas as propriedades de uma pessoa, o grupo inteiro, a dezena em relação ao Criador. Portanto, o papel de Aarão não se destaca tanto porque se deve adicionar sua obra a ele. Moisés atua como o representante do Criador perante o povo, e Aarão é o representante do povo perante o Criador.

Se estou sob o governo do Criador e não há outro além Dele, eu devo estar sempre satisfeito em qualquer estado. E se estou insatisfeito com algo, isso significa que estou separado do Criador. Portanto, preciso retornar à conexão com Ele, e um sinal de que tenho essa conexão será minha alegria em qualquer estado, seja qual for.

A qualidade de Aarão é a qualidade mais importante em uma pessoa. As qualidades de Abraão, Isaque, Jacó e Moisés são apenas uma preparação do alto. E a qualidade de Aarão é o nosso trabalho de baixo, que percebemos quando alcançamos a fé acima da razão, isto é, a misericórdia (Hesed), que é acima de tudo, doação, que está acima de qualquer desejo de receber prazer.

Estudar as qualidades de Aarão significa aceitá-lo como convidado em nossa Sucá. Queremos que sua propriedade edifique nossa alma, a conexão certa entre nós. Vestir a propriedade de Hesed com todas as suas propriedades internas chamadas “o povo de Israel” significa fazer o trabalho de Arão – assumir o controle de sua propriedade sobre você, em todos os seus desejos de receber prazer.

Da Lição Diária de Cabalá 07/10/20, “Sucot“