Maneiras De Resolver Conflitos

600.02Pergunta: Existem várias maneiras de resolver conflitos. A primeira é o confronto quando os participantes tentam forçar uns aos outros a aceitar seu ponto de vista. A segunda é uma tentativa de evitar o conflito. A terceira é a adaptação, ou seja, abrir mão dos próprios interesses em prol dos interesses dos outros.

A quarta é o compromisso, quando ambos os lados cedem um ao outro, aceitando o ponto de vista do lado oposto, mas até certo ponto. A última é a cooperação. Essa é a forma mais aceitável, que leva em consideração os interesses de ambas as partes.

Qual dessas estratégias é a mais eficaz? Como devemos lidar com os conflitos?

Resposta: A abordagem correta do conflito só é possível depois que começamos a entender a natureza do conflito, sua necessidade e a possibilidade de sua resolução. Devemos perceber que não podemos existir sem conflitos, que toda a nossa natureza se desenvolve apenas por meio deles.

É dito que uma pessoa sábia vê de antemão a que ela deve chegar e, portanto, acolhe qualquer estado e sabe como se afastar dele para a meta, para se elevar na realização da natureza em conexão com ele.

Pergunta: Então, se não temos conhecimento preliminar da essência dos conflitos e de sua natureza, não há chance de chegarmos a uma solução?

Resposta: Sim. Vamos nos comportar como crianças no jardim de infância.

Pergunta: Você acha que compromissos e concessões podem ser uma solução para o conflito?

Resposta: Não. Digamos que adiamos a decisão por um período de tempo desconhecido, o que vai acontecer com isso? Como regra, um conflito reemergente que não foi resolvido no passado torna-se ainda mais sério.

Pergunta: O que você pode dizer sobre cooperação?

Resposta: Se assumir que as partes se unem totalmente em sua nova cooperação construída sobre as diferenças anteriores, então esta é de fato a solução correta para o conflito. Isso é um sucesso.

De KabTV, “Habilidades de Gestão”

Comente