Faixa Neutra Entre Bem e Mal

232.06A natureza obedece a leis rígidas e, se as seguirmos, podemos viver bem e, se não, levaremos golpes.

Mas o Criador nos dá algum tempo para escolher livremente a fim de começar a agir e evitar sermos atingidos. Ele não começa a bater em nós imediatamente, para não nos confrontar com o inevitável, mas quer que compreendamos e ajamos com consciência, a partir do desejo de nos tornarmos como Ele.

As leis físicas atuam imediatamente, como a lei da gravidade. Se eu pular da ladeira, caio imediatamente, sem tempo para pensar.

Mas no mundo espiritual existe um sistema de Klipot que muda as leis da natureza, criando a diferença entre o bem e o mal, a distância entre eles. Portanto, podemos usar essa distância para não nos expormos imediatamente aos golpes, mas para podermos nos conectar e evitar golpes prevenindo-os com remédio.

O remédio é o poder de Bina que podemos usar. Enquanto na natureza material não existe tal força, tudo é simples: ou menos ou mais. No espiritual, há um menos, mais e sua sobreposição no meio, onde estamos incluídos em ambas as forças e podemos construir uma zona tampão contendo ambos os opostos.

Este sistema, que inclui duas forças, é chamado de “homem”, Adam, porque contém o desejo de receber prazer e a intenção de doar, devido ao qual nos tornamos como o Criador.

No mundo inanimado, vegetal e animal, que são estudados pelas ciências naturais, não existe tal sistema intermediário. Portanto, a ciência não pode compreender a psicologia nem mesmo de uma pessoa comum, terrena e ainda mais espiritual. Para entender uma pessoa espiritual, a ciência da Cabalá é necessária, o que nos explica como uma pessoa é organizada.

Tudo o que a ciência sabe sobre um ser humano pertence ao nível animal e é obtido experimentalmente. Isso nos permite criar medicamentos para o corpo biológico. Mas o próprio ser humano, sua essência interior, é inacessível para medições por quaisquer instrumentos e não está sujeito a qualquer verificação.

Somente a ciência Cabalística é capaz de estudar uma pessoa por meio de instrumentos do mais alto nível, de cima e não de baixo, como geralmente estudamos a matéria inanimada, as plantas e os animais.

Portanto, na crise atual, nada pode ajudar a humanidade, exceto a ciência da Cabalá e seus métodos. Até então, teremos que sofrer. Portanto, estamos tentando espalhar o conhecimento sobre o método de correção de todas as maneiras possíveis.

Da 2ª parte da Lição Diária de Cabalá 25/09/20, Escritos do Baal HaSulam, “O Arvut (Garantia Mútua)”