“Como O Coronavirus Será Derrotado Se Não Conseguirmos Nos Livrar Da Gripe Sazonal?” (Quora)

Dr. Michael LaitmanMichael Laitman, no Quora: Como O Coronavírus Será Derrotado Se Não Conseguirmos Nos Livrar Da Gripe Sazonal?

Veremos o fim do coronavírus quando superarmos nossos pensamentos negativos, divisões e ódio uns pelos outros.

O mundo de hoje é fundamentalmente diferente do passado porque nossa era atual revela cada vez mais como somos dependentes uns dos outros, em todo o mundo. E quanto mais dependemos uns dos outros, mais dependemos de cada membro da sociedade humana que defende valores de consideração e responsabilidade para com seus semelhantes.

Precisamos de consideração e responsabilidade mútuas hoje mais do que nunca para nos poupar de muito sofrimento desnecessário e, mais ainda, para criar um futuro mais seguro e feliz para todas as pessoas.

No que se refere ao coronavírus, ainda estamos em estágios onde achamos que ele logo vai acabar e tudo voltará ao “normal” novamente.

Mas não vai.

A nova era de interdependência em que entramos exige que construamos uma ponte sobre nossas rivalidades a fim de experimentar nossa conexão cada vez mais estreita de maneira harmoniosa. Da mesma forma, o coronavírus diminuirá na medida em que nos elevarmos acima de nossas atitudes negativas uns com os outros e nos conectarmos positivamente.

Simplesmente deixamos de ver o quanto a saúde ou doença de nosso corpo e da sociedade circundante depende da positividade ou negatividade de nossos pensamentos em relação às outras pessoas. Até que comecemos a nos cercar ativamente de influências socioculturais que nos inspirem a nos comprometer, cooperar, cuidar uns dos outros e nos conectar positivamente, continuaremos vendo um aumento nos fenômenos negativos – de mais e mais pessoas adoecendo com o vírus, até mais e mais pessoas perderem seus empregos, seus negócios e sua sanidade, mais elas terão que manter distância social.

As atuais condições interdependentes cada vez mais rígidas incorporam um novo estágio na evolução humana e, portanto, teremos que nos acostumar com o fato de que não iremos retornar às nossas vidas pré-coronavírus. Como os biólogos evolucionistas mostraram, a natureza evolui constantemente através da crise para uma maior cooperação e unidade, e hoje é precisamente um tempo de crise global que nos prepara para fazer uma mudança unificadora em escala global.

Se não conseguirmos concretizar nossa mudança para uma maior unificação acima de nossas diferenças de boa vontade, experimentaremos uma interdependência cada vez mais rígida de uma forma indesejável. Seria como dividir uma pequena sala com nossos maiores adversários. No entanto, se fizermos movimentos para nos conectarmos positivamente acima de nossas inclinações divisivas – priorizando valores de consideração mútua e responsabilidade em toda a sociedade humana – experimentaremos um mundo totalmente novo e harmonioso se abrir para nós, garantindo boa saúde, segurança e felicidade para todos.

Imagem: Ani_Ka, Getty Images