A Mais Elevada Centelha De Amor

260.01Pergunta: Acontece que o mundo estava cheio de ódio, não de amor. Tanto ódio explodiu no mundo!

O que o coronavírus mostrou? Pessoas que viveram juntas por décadas, criaram filhos e netos, de repente se odeiam tanto!

Essas manifestações estão acontecendo em tantos países! Veja o que está acontecendo na América: tudo está sendo quebrado e esmagado. Olhe para a Internet: tanto ódio, como eles despejam insultos uns sobre os outros nas redes sociais sempre que possível!

O que podemos fazer a respeito desse ódio?

Resposta: O que você espera do mundo criado apenas pelo ódio? Está escrito: “Eu criei a inclinação ao mal”.

Pergunta: Como o mundo se desenvolveu com tanto ódio?

Resposta: É assim que ele se desenvolveu. Até o bem era o bem que emanava do ódio. Ou seja, eu amo o que amo, fico mais perto do que quero. Tudo era governado pelo meu ódio.

Egoísmo é ódio. Ódio do que não sou, do que não gosto, do que não é para mim, do que não é por mim, do que não me diz respeito, não importa o que ou para quê, de zero a menos do infinito.

Existe apenas uma força no mundo, que é o ódio, e não existe outra. E o que chamamos de amor é amor-próprio! O que significa “Eu amo alguém”? Este é o outro lado do ódio, não do amor. O amor é uma propriedade completamente diferente; é a natureza do Criador.

Pergunta: O mundo que você descreveu tem o direito de existir?

Resposta: Sim, porque é deste mundo que podemos avaliar, justificar e admirar essa força superior de bondade e amor.

Observação: Acontece que fomos colocados, por assim dizer, em frente a um espelho e disseram: “Olhe o que você é”.

Meu Comentário: Em nosso mundo chegaremos a uma consciência muito séria do mal, um estado do qual simplesmente não podemos escapar para lugar nenhum, como se estivéssemos presos por lobos, cercados por todos os lados.

A partir de tais estados desesperadores, onde nem mesmo importa para mim se eu vivo ou morro, nós começaremos a nos elevar de alguma forma, isto é, a perceber que devemos estar acima da vida, acima da morte, acima do egoísmo, e que devemos viver por algum outro ideal, por um sentimento diferente.

Comentário: Tantas obras de arte foram criadas em todo o mundo, qualquer coisa que você possa imaginar, apenas para de alguma forma aproximar o homem, para respirar algo de bom nele. Você e eu fomos criados em filmes tão calorosos e gentis. É claro que o egoísmo não era desenvolvido na época.

Meu Comentário: E para onde eles conduziram a humanidade, em tal selva! É como Susanin que leva a essas trevas e nós consideramos isso uma luz.

Pergunta: O que seria melhor?

Resposta: A verdade é melhor; para revelar a natureza humana. Se uma pessoa entende que essa é sua natureza literalmente desde a infância, ela começa a se comportar de maneira diferente. Ela está pelo menos ciente de sua natureza. Ela não age com objetivos enganosos! Sua vida é completamente diferente.

Pergunta: Com base no que você está dizendo agora, a conclusão é que devemos começar a lidar com isso agora?

Resposta: E vamos começar a lidar com isso na medida em que for necessário.

Pergunta: Para falar sobre a natureza humana desde a infância? Dizer: “A natureza humana é má”?

Resposta: Sim, claro. Então você vai olhar para os manifestantes, para os políticos, para os amigos e para os parentes, para tudo, de forma diferente.

Pergunta: Ou seja, não vou odiá-los, vou entender que essa é minha natureza?

Resposta: Sim. Então você desejará encontrar a verdadeira natureza. Quando você vir um único egoísmo em todos, ainda vai querer se elevar acima dele.

Pergunta: Mas existe pelo menos uma centelha de amor neste mundo? Algo que girou este mundo pecaminoso, como você diz.

Resposta: Essa centelha nas pessoas ainda pode ser encontrada, sentida e abanada como carvão. Apenas desta maneira. Mas não é nada simples.

Tal centelha é que o Criador de repente se torna importante para você. Há algo em minha vida de que não posso desistir. Eu posso me separar de tudo, eu posso fazer qualquer coisa, só não me afaste Dele, o que é egoísta por enquanto. Para que meu egoísmo não me afaste do Criador.

Existe uma substância que se torna muito cara para mim. Como se não pertencesse ao meu egoísmo. É assim que uma nova substância aparece em uma pessoa.

Pergunta: Esse estado pode surgir apenas da compreensão do mal?

Resposta: Sim. Tudo o que é espiritual surge em nós e até mesmo tudo que atribuímos ao Criador, à conexão com Ele, à fusão com Ele, tudo isso é construído apenas em nosso egoísmo.

Pergunta: É bom lutar pelo mal dessa maneira, sentir o mal em você mesmo?

Resposta: Não, isso é feito apenas se você se empenhar pelo bem. E o bem está acima do mal, acima da natureza do nosso mundo, acima de nós. Acontece que não é o que pensávamos. Bom é quando fora de você, o egoísta, elevando-se acima de si mesmo, você aceita uma propriedade completamente nova.

Pergunta: Eu tenho que atingir um nível que não vejo e não conheço?

Resposta: Você deve se vestir com ele. Ele deve apenas vir até você.

De KabTV, “Notícias com Dr. Michael Laitman”, 03/08/20