Vista Do “Segundo Andar”

608.01Pergunta: Existe uma punição pelos pecados de uma geração? Existe um conceito de que os filhos devem pagar pelos pecados dos pais?

Resposta: Em geral, sim. Afinal, não existimos por nós mesmos, como pensamos. Normalmente, as pessoas acreditam que podem fazer o que quiserem sem perceber que estão dentro da estrutura da natureza, que tem suas próprias leis.

Gradualmente, revelamos essas leis nos níveis inanimado, vegetal e animal. Mas, no nível humano, não podemos revelá-las. Só podemos supor que elas existem.

O fato é que olhamos para a natureza inanimada, vegetativa e animada de cima para baixo e, portanto, podemos entendê-la e, de alguma forma, administrá-la. E só podemos olhar para outras pessoas em nosso nível. Não temos um “segundo andar” de onde possamos olhar para elas. Portanto, no nível humano, nós cometemos erros constantemente. Não temos nada com que comparar, não temos um segundo andar para olhar de cima para baixo.

De acordo com a sabedoria da Cabalá, devemos subir para o próximo nível, chamado de fé acima da razão, a partir do qual veremos corretamente nosso nível terreno e compreenderemos quem somos e como devemos nos comportar.

Pergunta: De onde veio o termo “descida”, “declínio” ou “endurecimento” de gerações?

Resposta: Vemos que cada geração se desenvolve em seu próprio egoísmo, que está se tornando mais sofisticado, multinivelado e complexo. Portanto, isso nos puxa para baixo. Devemos necessariamente equilibrar isso, esforçando-nos em subir.

Não entendemos isso ainda. Mas em nosso tempo, já chegamos a um estado que nos permite entender como podemos equilibrar o egoísmo e mais ou menos influenciar nossa existência.

Pergunta: Podemos dizer que é precisamente o diferente nível de egoísmo a causa dos conflitos entre gerações?

Resposta: Naturalmente. Somos todos egoístas, mas cada um a seu modo.

De KabTV, “A Era Pós-Coronavírus”, 21/05/20