Veja O Mundo Através Dos Outros

423.02Pergunta: Como uma pessoa pode perceber que o que ela vê no mundo é o resultado de sua visão de mundo não corrigida, de suas qualidades não corrigidas?

Resposta: Não é fácil. Se uma pessoa se controla constantemente, isto é, está envolvida em autoanálise e autoexame, e tenta fazer algo objetivo de si mesma, ela entende quais são suas reações.

Por estar na sociedade certa e mostrar constantemente um exemplo dessa atitude a todos, ela pode se sintonizar com a percepção da realidade de tal forma que vai distinguir claramente: eu sinto isso no meu egoísmo, que precisa ser elevado e corrigido o tempo todo. Assim ela verá o mundo de forma diferente.

Pergunta: Isso pode ser ensinado?

Resposta: Sim, mas tudo é muito difícil. Em princípio, ninguém se engaja nisso porque este não é o trabalho usual de uma pessoa sobre si mesma ao adquirir habilidades ou uma profissão, mas é uma direção clara para obter uma nova visão do mundo.

Uma nova visão do mundo é um estado completamente diferente para uma pessoa, é a qualidade de dar e amar os outros; é quando é preciso mudar a si mesmo. Este é um método de mudança completamente diferente, não de desenvolvimento profissional, nem de mudar a si mesma por estar exposta a exercícios e atividades regulares, mas de exercícios e atividades muito especiais que podem levar uma pessoa a ver o mundo através dos outros, ou seja, como os outros a veem.

Comentário: Então, isso significa que os outros são como um espelho de si mesmo. Em princípio, isso resolveria todos os nossos problemas. Imagine se as pessoas não tivessem reclamações contra ninguém – nem de cônjuges para cônjuges, nem de país para país – então estaríamos apenas empenhados em corrigir a nós mesmos e não aos outros.

Meu Comentário: É verdade.

Pergunta: Mas isso só é possível com um bom ambiente que entende e cultiva isso. Ainda assim, uma pessoa deve ter alguma inclinação para fazer isso?

Resposta: Sim, mas isso não seria todo mundo. Existem muito poucas pessoas assim em cada geração.

Pergunta: Isso é algo inato? Ou alguém pode aprender isso se houver um ambiente apropriado?

Resposta: Em princípio, sim. Mesmo assim, há pessoas que nascem com predisposição para mudar a si mesmas e observar o mundo como se fosse através dos outros.

Para isso, a pessoa deve se elevar acima de seu egoísmo e adquirir a qualidade de amor e conexão com os outros. Além disso, com um determinado ambiente positivo, e não com alguns violadores ou outros, só assim ela será capaz de observar o mundo de forma completamente diferente, não através de seu “eu” egoísta

De KabTV,  “A Era Pós-Coronavirus”, 05/07/20