Soluções E Inteligência Artificial

600.02Pergunta: Em quais casos a inteligência artificial pode tomar decisões e em que caso somente os humanos podem tomá-las?

Resposta: A inteligência artificial é uma máquina. Se ela puder resolver problemas como uma calculadora, então resolverá. Se não puder, não o fará. Ficamos confusos ao confiar a novos computadores tarefas que somente humanos podem fazer. Isso não pode acontecer. Uma calculadora continua sendo apenas uma calculadora, nada mais.

Em nossos cérebros, em geral, está acontecendo a mesma coisa. Mas temos uma tremenda vantagem em comparação com todas as outras criaturas artificiais ou biológicas: uma pessoa se conecta ao cérebro comum.

Há uma enorme inteligência geral acima de nós, na qual absolutamente tudo existe. Nós nos conectamos a ela, obtemos ideias a partir dela e informações nossas chegam a ela. Uma máquina não pode se conectar a ela.

Pergunta: Mas se um homem não se conecta ao cérebro comum, então uma máquina pode tomar decisões melhores?

Resposta: É bem possível dependendo do nível. As naturezas inanimada, vegetativa, animada e humana estão todas conectadas a este cérebro em diferentes níveis. Ele controla tudo.

Pergunta: Não existe o perigo de, no futuro, sermos controlados por máquinas, como costuma ser retratado em alguns filmes?

Resposta: Se você quiser, sim. Afinal, é uma máquina que atua de maneira puramente determinística, e se você programá-la de forma inteligente, ela irá educá-lo com inteligência e controlá-lo.

Pergunta: Mas não ela governará o homem e escravizará as pessoas?

Resposta: Por meio de seu próprio desejo? Não, isso não pode acontecer.

Pergunta: Você não acredita que as máquinas possam nos escravizar?

Resposta: Não é que eu não acredite, eu sei que isso não pode acontecer. Afinal, as máquinas não são de Deus, mas sim de criações humanas. De acordo com o sistema de causa e efeito, é impossível para nós criarmos algo que seja superior a nós.

De KabTV, “Habilidades de Gestão”, 11/06/20

Comente