Responsabilidade Pela Criação Dos Filhos

630.2Pergunta: Quem, em sua opinião, é responsável por criar os filhos: a família, a escola, o ambiente? Qual é o papel de cada um desses fatores?

Resposta: O principal papel na criação dos filhos é dos pais.

Os pais são obrigados a cuidar da educação dos filhos; não pode ser de outra forma. Não importa quantos supervisores e professores o Estado institua, ninguém pode substituir a pessoa que tem amor instintivo pela criança.

Comentário: Mas nas condições modernas, a criança tem muito pouco tempo em casa. Portanto, uma pessoa é criada pela sociedade, pela escola e pelo trabalho.

Minha Resposta: Nós organizamos nosso mundo desta forma. Isso é o que temos! Nosso egoísmo é estabelecido de modo que estejamos prontos para nos separar de nossos filhos o mais rápido possível.

Depois de 15-20 anos, os filhos sabem que devem sair de casa e os pais já estão prontos para que seus filhos comecem uma vida independente. E eles continuarão a cuidar de si mesmos.

Em outras palavras, quando construímos uma sociedade, já estamos lançando as bases para as relações sociais futuras, incluindo as relações familiares.

Pergunta: Na família moderna, a criança é ensinada a tirar tudo que precisa deste mundo, ou seja, a ser egoísta. Por outro lado, a sociedade estimula, por meio de escolas e meios de comunicação de massa, a ser altruísta, gentil e ajudar a todos. E as crianças recebem mensagens conflitantes. Quem está certo aqui?

Resposta: Ninguém está certo. É necessário, como se costuma dizer, ir ao longo da linha média: onde necessário, deve haver uma certa rigidez e, se necessário, suavidade. Um meio-termo benevolente de comportamento sempre deve prevalecer.

De KabTV, “A Era Pós-Coronavírus”, 21/05/20