Razões Para O Fim Da Sociedade De Consumo

laitman_540Comentário: Alguns economistas afirmam que a sociedade de consumo está chegando ao fim. A primeira razão é a falta de confiança, que inibe seriamente as relações comerciais e econômicas.

Minha Resposta: Mas isso pode ser superado.

Comentário: A segunda razão é a poluição ambiental, pois ainda não temos tecnologia suficiente para processar todos os resíduos que produzimos.

Minha Resposta: Quem se importa com isso? Se houver tecnologia suficiente, será possível produzir ainda mais.

Comentário: A terceira razão são os recursos naturais limitados.

Minha Resposta: Ninguém está interessado nisso também. Nós os encontraremos. Vamos voar para a lua e trazê-los de lá.

Comentário: A quarta razão é a crescente desigualdade entre pobres e ricos. Mesmo no período pós-coronavírus, pode-se perceber que os ricos estão ficando mais ricos. E todo mundo tem um enorme egoísmo, e as pessoas provavelmente não o tolerarão.

Minha Resposta: Claro que não. Os ricos terão que pagar uma certa porcentagem de sua enorme renda para amortecer o descontentamento dos pobres.

Comentário: A quinta razão é a incerteza. Eles dizem que existe um termo “efeito riqueza”. Mesmo quem tem dinheiro tem medo de gastá-lo por causa da incerteza de que a economia de consumo está chegando ao fim.

Minha resposta: Não há onde gastar! Ofereça-lhes algo para que possam produzir e ganhar dinheiro com isso.

Comentário: Eles têm medo de gastar dinheiro porque não sabem o que acontecerá com o emprego amanhã. Não há confiança no futuro.

Minha Resposta: Então, essas pessoas não são realmente ricas. Uma pessoa rica é aquela que tem possibilidades praticamente ilimitadas de cobrir mais do que suas necessidades vitais.

Comentário: A sexta razão é o desenvolvimento de tecnologia, que levará a uma divisão ainda maior entre ricos e pobres e, consequentemente, ao desemprego.

Minha Resposta: Claro, já que não há consumo. Portanto, grandes guerras ocorrem periodicamente. Mas hoje elas são muito caras e ninguém sabe como vão acabar.

Em princípio, antes as guerras resolviam os problemas, mas hoje não resolvem porque não há fronteiras: vá onde quiser, viva onde quiser. Você pode comprar qualquer passaporte. Portanto, não há razões objetivas para guerras. Restam apenas guerras religiosas e ideológicas.

Pergunta: A sétima razão é uma mudança nas necessidades internas do homem. Na sua opinião, esse é o principal motivo?

Resposta: Sim. Isso mata todo o resto. Este é o fim da economia de consumo.

Agora o vírus está destruindo uma enorme indústria movida por turismo e viagens. Hotéis em todo o mundo, aviões, navios de cruzeiro, guias e imensas massas de mercadorias associadas a esta indústria, tudo isso já não existe e não existirá mais. As pessoas não querem vagar pelo mundo. Não há nada para atraí-las.

Algo terá que ser feito com milhares de aviões desnecessários. Talvez os leve a algum lugar no deserto. Eles dizem que podem ser mantidos bem lá. E o que vai acontecer aí? Um museu da nossa era? Mas você não pode fugir disso. Acabou! Precisamos entender que não podemos construir um novo mundo com ferramentas antigas.

De KabTV, “A Era Pós-Coronavírus”, 04/06/20