Para O Bem Da Sociedade, Não Para Você Mesmo

546.02Pergunta: Você pode explicar o princípio “de cada um de acordo com suas habilidades, a cada um de acordo com suas necessidades”? Podemos dizer que este é o princípio fundamental da nova economia?

Resposta: Naturalmente. A sociedade deve dar a uma pessoa o que é necessário para sua existência normal, nem mais nem menos. Em troca, deve exigir dela toda a participação possível na vida e prosperidade da sociedade.

Não meça o bem da sociedade pelo crescimento da produção do produto. Se você tem tudo de que precisa, não há necessidade de aumentar a produção. O homem é o mesmo animal. Ele precisa de tanto quanto pode consumir. Não mais.

Ele não deve consumir 5.000 calorias hoje se consumiu 2.000 ontem. O crescimento do bem-estar social não consiste nisso, mas em uma maior conexão entre as pessoas, a fim de revelar umas às outras as camadas superiores da natureza.

Observação: Ao dizer isso, você está cancelando a pirâmide de Maslow. É claro que os ricos não podem mais comer e dormir em três camas. Mas, por trás das necessidades básicas, há um crescimento social de desejos egoístas por honra, poder e conhecimento. Você não pode pulá-los.

Meu Comentário: Depende da sua formação. Quando eu usar esses meios para beneficiar a sociedade, eles não serão definidos como poder, conhecimento, força, fama, etc. Será chamado de outra coisa porque eu faço isso pelo bem da sociedade.

Pergunta: Do que uma pessoa vai gostar?

Resposta: Do fato de que será respeitada não pelo poder, mas por trabalhar para os outros. Ela avaliará seu trabalho de acordo com a avaliação da sociedade.

Pergunta: Então, os desejos por riqueza, poder e conhecimento ainda permanecerão?

Resposta: Eles assumirão uma forma diferente: para o bem da sociedade, não para o seu próprio bem.

Pergunta: Os ricos ainda permanecerão?

Resposta: Não. Não haverá pessoas ricas. A sociedade não se permitirá ter essas pessoas. Além disso, uma pessoa criada em um novo ambiente não vai querer ser assim.

Pergunta: Mas o desejo por conhecimento certamente continuará. Os cientistas serão respeitados por suas descobertas. Qual é a diferença entre os cientistas de hoje e os cientistas do futuro? O que os motivará?

Resposta: Esses e outros estão trabalhando para satisfazer seu desejo egoísta de conhecimento. Não interfere na sociedade. Tudo o que não atrapalhe a sociedade ou permita que ela avance em direção a uma maior integração é recomendável. O bem público deve servir de bússola.

De KabTV, “A Era Pós-Coronavírus”, 04/06/20