Onde Procurar A Solução Certa?

608.01Pergunta: Toda a nossa vida consiste em tomar decisões sobre nós mesmos, família, trabalho e algumas tarefas globais.

Muitas pessoas famosas expressaram seus pensamentos sobre este assunto. Por exemplo, o escritor romano Publilius Syrus (cerca de 100 a.C.) escreveu: “Devemos deliberar longamente sobre o que deve ser decidido de uma vez por todas”, que foi popularizado para “Discuta frequentemente, decida uma vez”.

Mikhail Saltykov-Shchedrin escreveu: “Com uma discussão aberta, não apenas os erros, mas os próprios absurdos são facilmente eliminados”.

E Albert Einstein é responsável por dizer: “Não podemos resolver nossos problemas com o mesmo nível de pensamento que os criou”.

O que significa tomar uma decisão? Que tipo de processo é do seu ponto de vista?

Resposta: Uma coisa é se houver uma solução ou mesmo várias e eu tenho que aceitar uma delas. E se não houver solução, surge um problema. Eu tenho que encontrá-la. Digamos que eu tenha várias opções pessoais e estou procurando a que é mais correta, econômica etc. Isso levanta muitas questões. Eu preciso investigar por quais parâmetros é melhor escolher: relação custo-benefício, velocidade de execução, confiabilidade e assim por diante.

Pergunta: A solução certa é sempre óbvia ou deve ser escondida?

Resposta: A solução certa sempre reside no próximo nível. Uma pessoa deve se elevar acima de si mesma até o próximo nível para encontrar a solução certa.

De KabTV, “Habilidades de Gestão”, 11/06/20

Comente