O Que Tornará As Pessoas Mais Amáveis?

546.01Pergunta: Algumas redes sociais ajudam as pessoas a se tornarem mais gentis. Neste tempo tenso, em que a pandemia se alastra, os políticos lutam por votos e os manifestantes exigem justiça racial, a comunicação humana se torna mais importante.

Pesquisadores da Carnegie Mellon University desenvolveram um método automatizado para tornar a comunicação mais educada. Os cientistas têm certeza de que educação e comunicação gentis nos farão bem. Agora eles desenvolveram um método automatizado para tornar a comunicação amável.

Esses algoritmos podem realmente ensinar a uma pessoa uma forma diferente de comunicação e uma linha de pensamento diferente?

Resposta: Em princípio, eles podem, em uma extensão muito pequena. Depende da seriedade com que nos relacionaremos com esse modelo de comunicação, o quanto sejamos capazes de seguir todas essas regras: desculpe, por favor, obrigado – e o tempo todo instilar emoções positivas um no outro, e assim por diante.

Isso pode suavizar a sociedade de alguma forma. Mas em uma extensão muito insignificante porque com isso nos desviamos do propósito da criação.

O propósito da criação é trazer a pessoa à consciência de sua natureza como má. Portanto, precisamos entender que não importa o quão bons, puros e fofos sejamos externamente, fora de nós mesmos, por dentro ainda permaneceremos nojentos, sujos, obscuros e maus. Portanto, isso não nos mudará por dentro, mas nos ajudará a entender rapidamente quem realmente somos por dentro. Assim como quando você acende a luz em uma sala, você pode ver melhor como ela está suja.

Pergunta: Será que todas as mensagens gentis, toda gentileza e polidez apenas ajudam a revelar a negatividade que se esconde por dentro?

Resposta: Claro.

Pergunta: O que acontece depois com uma pessoa?

Resposta: Começamos a sentir quem somos dentro de nós mesmos.

Pergunta: É necessário ter negatividade interna e bondade externa, polidez externa e uma atitude positiva um para com o outro? Ou deveria haver apenas bondade, graça, positividade e comunicação harmoniosa?

Resposta: Devemos lutar constantemente com nossa natureza egoísta gananciosa, e não apenas manifestar tudo isso externamente em uma bela forma em relação uns aos outros, como todos os métodos – aqueles de quem você está falando e outros.

Devemos entender que tudo não reside em belas embalagens externas, invólucros, bonbonnières, mas em mudarmos a nós mesmos, nossa natureza. Só então poderemos realmente alcançar um estado em que a humanidade se tornará diferente. Ela se tornará diferente de si mesma – generosa, amorosa e solidária.

Pergunta: Que ajuda traz este mal no homem? Por que ele é dado a nós?

Resposta: Este mal é necessário para revelar nossa natureza para nós. Essa é a nossa natureza, isso somos nós, não algo artificial, externo, estranho. É assim que nossa natureza é revelada.

Não é fácil revelar a uma pessoa o quão má ela é. Fale com as pessoas e você verá como elas reagem quando você lhes diz quem são. Elas vão odiar você; vão bater em você. Não vão concordar com você. Como você pode acusá-las do que é supostamente errado?!

Uma pessoa não gosta quando isso é apontado para ela. Precisamos revelá-lo – revelá-lo cada um a si mesmo e aos outros e ajudar todos juntos a chegar à conclusão de que somos bestas terríveis e não temos outra escolha a não ser nos corrigir o mais rápido possível; caso contrário, comeremos uns aos outros vivos.

Comentário: Você teve um tweet interessante que dizia que é o ódio que dá conhecimento de como preencher o desejo de outra pessoa. Portanto, a base da vida é o amor próprio e o egoísmo e o resto é seu tempero.

Meu Comentário: Sim. Então, está escrito: “Eu criei a inclinação ao mal e fiz a Torá como seu tempero”.

Pergunta: Por que o ódio ajuda a preencher o desejo de outra pessoa?

Resposta: Porque se transforma em ódio à sua natureza e, portanto, inversamente, na direção oposta, em direção ao amor por outra pessoa. Acontece que, virando meu ódio do avesso, posso odiá-lo em mim mesmo e amar outra pessoa.

Pergunta: Podemos dizer que esse ódio, esse mal que existe na pessoa, deve ser tratado como um sparring que nos ajuda a melhorar?

Resposta: Sim. Isso é chamado de ajuda contra Ele.

Pergunta: O que você diria a todas as pessoas que realmente esperam atitudes gentis, cordialidade e harmonia na comunicação dos outros?

Resposta: Não esperem. Não esperem nada de bom de ninguém. Apenas entendam que tudo depende de cada um de vocês. Mudem a si mesmas – e o mundo mudará.

De KabTV, “Notícias com o Dr. Michael Laitman”, 01/07/20

Comente