O Homem É Alguém Compassivo

627.2Observação: O poeta persa sufi Saadi do século XII disse: “Se você é indiferente ao sofrimento dos outros, não pode ser chamado de ser humano”.

Minha Resposta: Sim. Somente alguém que é compassivo pode ser chamado de ser humano.

Isso significa que ele tem um impulso de se conectar com outras pessoas. E na conexão certa com os outros: na compaixão, na boa comunicação, etc., ele constrói sua matriz chamada Adão (homem).

Pergunta: Em outras palavras, consciente ou inconscientemente, ele sente que está conectado com seu próximo, depende dele, e é por isso que o sofrimento de seu próximo está perto dele?

Resposta: Isso já depende de seu grau e de seus motivos. Se ele sente que depende dos outros, essa dependência o compele a ser compassivo? Mas esta é uma versão egoísta de compaixão.

Pergunta: O que é compaixão pelos outros para um Cabalista?

Resposta: Para um Cabalista, sentir compaixão pelos outros é tirar alguém de um estado de sofrimento sem deixá-lo ali mesmo por um momento.

Assim que vejo outra pessoa sofrendo, devo imediatamente, por qualquer meio – geralmente por compaixão por ela – mostrar-lhe que simpatizo com ela e começar lentamente a puxá-la para fora.

Deve haver uma tentativa ou ação quando você especificamente se coloca no mesmo estado em que ela está e começa a elevá-la.

Pergunta: Como você a eleva? O que você diz a ela? O que você faz?

Resposta: Depende do estado em que ela\se encontra, de quais sentimentos, de que tipo de sofrimento. Mas, em princípio, devo transmitir a ela a globalidade do mundo, a globalidade da humanidade, a globalidade e a eternidade de nossa existência, que de fato não há nada de mal ou ruim no mundo e na natureza.

O que quer que aconteça ao nosso corpo, aos nossos entes queridos, algo que nem sequer podemos imaginar, Deus nos livre, quaisquer dificuldades e problemas, mesmo assim, tudo passa apenas pelo nosso corpo, que de qualquer maneira está destinado à morte e nada mais. E nossa alma passa por ascensões contínuas, e devemos nos apegar à alma e pensar a respeito.

Pergunta: Quando se diz que um Cabalista sente o sofrimento do mundo inteiro, o que isso significa?

Resposta: O sofrimento do mundo inteiro é um sofrimento porque as pessoas ainda estão muito longe de começar sua ascensão em direção à equivalência de forma com o Criador. Afinal, existe uma oportunidade tão maravilhosa de começar a ascender e juntos ajudar a todos para que não haja dificuldade para ninguém estar constantemente em ascensão e revelação do Criador. A revelação do Criador é a realização da perfeição eterna, e não a usamos.

De KabTV, “Notícias com Michael Laitman”, 18/05/20