“O Grande (Primeiro) Debate” (Linkedin)

Meu novo artigo no Linkedin: “O Grande (Primeiro) Debate

Hoje à noite, terça-feira, às 21h00, horário do leste dos EUA, ocorrerá o primeiro dos três debates agendados entre o presidente Donald Trump e o candidato democrata à presidência Joe Biden. Sem dúvida, será um evento tenso e as coisas provavelmente explodirão. A atmosfera nesta campanha é tão tensa e tão cheia de inimizade que não deveríamos nos surpreender se eventos sem precedentes (e provavelmente repreensíveis) acontecessem esta noite também.

No entanto, eu gostaria de oferecer uma nova maneira de examinar os dois candidatos e decidir qual deles receberá meu voto. Sugiro que nos perguntemos qual deles tem alguma tendência para unir o povo americano. Numa época em que o ódio e a divisão são tão abundantes e intensos, nenhum governo pode funcionar, seja ele eleito. Por isso, no final, a única coisa que vai determinar o destino da América é o nível de conexão e solidariedade entre as pessoas. Se os americanos não conseguirem encontrar uma maneira de transpor os abismos que foram abertos entre eles, o país entrará em colapso em um caos violento. A primeira, senão a única tarefa do próximo presidente, será remendar as frações da sociedade americana e curar o ódio que está fermentando em toda parte.

Se eu fosse um cidadão americano, procuraria uma maneira de fazer essa pergunta aos debatedores. Há tanta coisa em jogo hoje que a resposta a essa pergunta pode muito bem indicar o destino da América.

Comente