Liberdade Dentro Dos Limites Da Não-Liberdade

448.3Pergunta: A própria vida de uma pessoa é um limite para o seu eu. Ela tem limitações naturais, ou seja, as circunstâncias em que nos encontramos, por exemplo, a pandemia que assola o mundo hoje ou o início da crise financeira. Além disso, existem obrigações que nós, como sociedade humana, impomos a nós mesmos. Jardim de infância, escola, exército, esportes, trabalho, família, tudo isso impõe certos limites sobre nós. Uma pessoa está constantemente em algum tipo de limitação de vida.

De onde vem a raiz da falta de liberdade de uma pessoa?

Resposta: Como ela pode ser livre? Como você imagina uma pessoa e, em geral, qualquer pessoa na natureza que seja livre, se a natureza é uma associação de forças e leis que funcionam apenas juntas com base em um único objetivo a partir de um ponto?

Não há nada de graça na natureza, começando do universo a tudo que existe na Terra.

O que significa liberdade? Fazer o que eu quero? O que eu quero? Quem define isso?

Em geral, o conceito de liberdade é muito relativo. Digamos que eu queira alcançar a liberdade. Isso significa que penso em como fazer isso. Eu sempre existo dentro de alguns limites, circunstâncias, mudanças que me afetam. Claro, nisso eu não sou livre.

Se eu concordar com o que me afeta e justificar totalmente essas influências e minha reação a elas, não sentirei suas limitações, suas pressões sobre mim e me sentirei livre.

Observação: É uma abordagem interessante. Acontece que algumas circunstâncias estão constantemente me pressionando.

Meu Comentário: Bilhões de vários fatores! Mas concordo com eles e felizmente me associo às suas ações, não resistindo a nada, mas ao contrário, sempre aceitando com alegria sua influência sobre mim e, portanto, não sinto resistência de minha parte. Isso se chama liberdade.

Enquanto isso, não sinto nenhuma pressão! Eu estou livre! Mas apenas com a condição de que eu entenda o que está acontecendo comigo, compreenda, sinta, perceba e concorde totalmente com isso.

De KabTV, “Habilidades de Gestão”, 02/07/20

Comente