Guia Para Mesas Redondas, Parte 7

528.01Mesa Redonda: A Obrigação De Ouvir Os Outros

Pergunta: Um ponto importante na metodologia da mesa redonda é a obrigação de ouvir os outros. Por que isso é tão importante?

Resposta: Como podemos chegar a uma opinião comum se não nos compararmos com os outros e os outros conosco mesmos?

É muito difícil ouvir outra pessoa com atenção. Mas isso não significa sempre levar isso de forma crítica e tentar verificar o que é adequado para você e o que não é.

Ouvir significa desligar-se de si mesmo, fazer uma cópia de si mesmo do jeito que você é hoje e começar a perceber o outro dentro de você, como se estivesse entrando nele, e depois comparando. Este é um processo muito longo. Um minuto não é suficiente aqui.

Ouvindo o outro, eu entro nele, me acostumo com ele. Preciso sentir o que ele sente, por que pensa assim, por que resolve esse problema do seu jeito e não do jeito que eu faço.

Pergunta: É muito estressante ouvir alguém. Deve haver alguma motivação para isso. Digamos que se uma pessoa me traz informações úteis, estou pronto para ouvi-la. Mas nem sempre é assim. O que pode me motivar a ouvir outra pessoa, especialmente se não concordar com ela?

Resposta: Você quer encontrar a solução certa para o problema. Isso é o mais importante para você, mais importante do que concordar ou não com ele ou quem está certo ou errado. Você deve encontrar a solução certa para o problema, independentemente de sua origem.

De KabTV, “Habilidades de Gestão”, 09/07/20

Comente