Guia Para Mesas Redondas, Parte 3

528.02Etapas das Mesas Redondas

Observação: Antes de aplicar a metodologia de mesa redonda, é necessário realizar um workshop. Seu objetivo é criar um ambiente acolhedor e seguro, aumentar a importância da discussão em si e a importância dos participantes.

Meu Comentário: Na verdade, isso é muito importante. Afinal, nós pegamos pessoas simples e egoístas que estão tentando resolver algum problema do ponto de vista do egoísmo. E precisamos convencê-las de que elas só podem resolver o problema estando integralmente conectadas entre si acima do seu egoísmo.

O principal é a tarefa em si, não quem a resolve porque todos estão envolvidos neste processo. Os participantes precisam chegar a uma decisão conjunta porque é a certa e não porque é uma decisão individual de alguém, por mais brilhante que pareça.

Em outras palavras, antes de tomar qualquer decisão, é importante conectar-se em sentimento.

Observação: A segunda etapa: Cada membro do círculo realiza uma autoanálise de quanto está disposto a participar no fortalecimento da conexão de todo o grupo.

A terceira etapa é um senso de comunidade e conexão entre os participantes. Mesmo que eu ainda não o tenha alcançado, mostro-o artificialmente a todas as outras pessoas. Elas não sabem que estou jogando.

Quarta etapa: todos tentam falar com o melhor de suas habilidades sobre os benefícios e vantagens da unidade e da interconexão, pois cada indivíduo não seria capaz de atingir os resultados e resolver as tarefas estabelecidas.

Meu Comentário: O mais importante é que todos concordem que uma decisão conjunta será a única correta.

Pergunta: E a quinta etapa – em um estado de plenitude de sentimentos, os participantes começam discutindo diretamente o tópico e resolvendo problemas usando o método da mesa redonda. Essa é a diferença entre o método integral e os outros porque eles começam imediatamente a resolver alguns problemas sem primeiro estabelecer comunicação. E sem isso, é impossível.

Quanto tempo você acha que esse processo pode demorar? É possível sintonizar assim em meia hora?

Resposta: Dificilmente! Não consigo imaginar que isso possa ser feito em alguns meses. Mas devemos nos esforçar. Precisamos trabalhar nisso. Depende do que as pessoas estão falando, em que assunto, em que estado elas estão inicialmente.

Digamos que sejam cirurgiões que realizaram muitas operações. Mas agora eles têm um paciente com um problema aparentemente sem solução e chegam a conclusões deploráveis ​​sobre suas tentativas anteriores de resolvê-lo por conta própria. Então, eles percebem que apenas por meio de um brainstorming juntos eles obviamente serão capazes de encontrar uma nova solução.

De KabTV, “Habilidades de Gestão”, 09/07/20

Comente